Período de festas faz com que aumente o número de ambulantes nas ruas; fato preocupa lojistas e Poder Público

As festas do final do ano fazem com que o fluxo de pessoas circulando no comércio aumente de forma considerável. Ao mesmo tempo, faz crescer a movimentação de pessoas na busca por vendas de maneira informal e ilegal.

Para dificultar a circulação destas pessoas e seus produtos dos mais diversos gêneros em Bento Gonçalves, uma espécie de força-tarefa foi criada. O combate é feito pelos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conta com o apoio da Brigada Militar e do Sindilojas. Em virtude das festas deste período, a fiscalização está realizando os trabalhos além do centro de Bento.

Quem apresenta os detalhes é o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin. “Estamos atacando alguns outros pontos da cidade, como a BR-470 e entrada pelo Barracão pela ERS 444, com abordagens diretamente nos ônibus, transporte utilizado por quem normalmente traz as mercadorias ilegais para trabalho informalmente nesses períodos. Nesses primeiros dias, o resultado vem se mostrando satisfatório”, valoriza.

Pasin revela um problema enfrentado pelos fiscais durante as abordagens. “Estamos tendo algumas dificuldades em algumas abordagens, pois alguns comerciantes informais se tornam violentos, partindo para a agressão nos fiscais. Alguns, inclusive, registram Boletin de Ocorrência (BO) na Brigada Militar, que também na medida do possível estão nos ajudando nestes processos de fiscalização”, ressalta.

Ainda segundo o secretário, os comerciantes ilegais devem entender e estar dentros das regras do município. “Essas pessoas precisam ter a consciência que esse tipo de comércio não é permitido em Bento Gonçalves. Eles devem se legalizar como as demais lojas que trazem benefícios para a cidade e a população, que pagam seus impostos. Não podem ficar fora do contexto”, frisa.

Na opinião do presidente do Sindilojas-BG, Daniel Amadio é preciso proteger o comércio que legalizado. “Nós, do Sindilojas e da Fecomércio estamos sempre preocupados com essa questão, por isso, sabe-se que estamos juntos com o Poder Público e policiais para combater essa prática. Essas pessoas concorrem com o comércio formal, pois vendem o produto na porta da loja legalizada, o que acaba tirando o consumidor deste comércio. E inevitavelmente acarreta na desmotivação do lojista em trabalhar, pois ele sustenta a máquina econômica da cidade”, avalia.

Denúncias sobre comércio ilegal ambulante ou passageiro em Bento Gonçalves podem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (54) 3462 8289.