Evolução do local é elogiado por moradores que também pede melhorias

Em desenvolvimento. Essa é a palavra que alguns dos moradores usaram para definir o momento do bairro Progresso, zona oeste, de Bento Gonçalves. Um local recheado de histórias, que alia áreas verdes intactas com muitas casas, alguns prédios, pequenos comércios e com pessoas que ali se colocaram para buscar sua vida e sustento familiar.

O avanço do Progresso se comprova também nos números. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, através do Censo, colocou o bairro com 2.525 moradores. Oito anos depois, a projeção é que número de habitantes esteja muito próximo aos três mil.

Um aumento significativo para um bairro com um dos menores metros quadrados de Bento Gonçalves. Com tudo isso, há apontamentos positivos e outras melhorias para serem feito segundo os seus moradores. Recém-chegado no bairro, há cerca de seis meses vindo de Caxias do Sul, Henrique Jonner, conta os motivos para ter escolhido morar no Progresso. “O pessoal da empresa na qual trabalho me indicou o Progresso e mais uns dois bairros. O que nos chamou a atenção foi a estrutura do bairro, principalmente a quantidade de casas, um desejo nosso já que morávamos em um apartamento em Caxias. Além disso, o contato com as pessoas, que foram receptivas, nos acolhendo bem e a segurança. Parece que todos cuidam do bairro. Sabemos que não há um lugar perfeito, mas vimos potencial e estamos felizes ”, aponta.

Há 10 anos no bairro, Guilherme Cuttis, destaca o avanço que a região como um todo nos últimos tempos. “Você vê mais casas, tem prédios de médio porte concluídos e outros sendo construídos. As pessoas estão investindo mais no bairro e próximo da região. Virou uma alternativa atrativa, muito graças a qualidade de vida, algo que todos querem ter para si e suas famílias”, destaca.
Cuttis ainda destaca a qualidade das ruas, lazer e a saúde. “Grande parte do bairro na qual passo é de paralelepípedos que estão bem conservados em comparação a outros locais. A gente tem a associação, que dá boas opções de lazer, assim como a pracinha. E dois postos de saúde próximos e com bons atendimentos. É claro, tem coisas a serem melhoradas, mas perto de outros pontos da cidade, está ótimo”, valoriza.

Pedidos por melhorias

Alguns moradores reivindicam algumas melhorias estruturais para o local. Uma delas é a limpeza de algumas ruas. “A gente vê muito mato invadindo as calçadas e que chega até o calçamento. Isso poderia ser evitado com uma simples limpeza por parte da Prefeitura, o serviço vem até aqui, mas a gente sabe que mato cresce rápido, por isso, poderia ser mais constante a limpeza e manutenção”, sugere.

As solicitações de melhora também partem de quem trabalha no bairro, como Lissandra Santin que relatou um ponto importante: o transporte. “Eu e a minha amiga, moramos no Maria Goretti e viemos todos os dias trabalhar na escola. Para voltar, de manhã, não temos a opção do ônibus. Os horários são espaçados, difíceis, só à tarde que eles passam de uma em uma hora. A gente escuta outras pessoas que precisam de transporte também reclamarem. Se tivesse como é à tarde, de manhã, seria o ideal para todos nós, tenho certeza”, destaca.

 

Foto: Guilherme Kalsing/ Jornal Semanário