Para coibir mais delitos desse tipo, secretarias da cidade buscam respaldo no patrulhamento e em sistemas atualizados na infraestrutura

Em pouco mais de oito meses, cerca de 1.500 metros de cabos e fios foram furtados de praças e demais espaços públicos de Bento Gonçalves, conforme aponta a Prefeitura Municipal, em texto divulgado na manhã de terça-feira, 13. Por conta da incidência do crime, o poder público adotará algumas medidas para tentar coibir as ações de criminosos nesse segmento.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, essa quantidade de cabos foi subtraída de alguns bairros específicos da cidade como no Centro, Maria Goretti, São Roque, Ouro Verde, Progresso, Aparecida, Fátima, São Bento, Cohab, Humaitá, São João, Santo Antão e Botafogo. Os itens levados são normalmente revestidos de cobre e alumínio, materiais vendidos a determinados locais de receptação. O furto prejudica, além da iluminação pública, os cofres públicos, que frequentemente precisam repor os fios.

Impedindo os delitos

Por conta do crime em evidência na cidade, a Prefeitura precisou agir, através de duas secretarias, para prevenir que o delito siga aumentando. Equipes da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) já intensificaram os trabalhos na manutenção da iluminação pública. A pasta passou a realizar a blindagem e modificação de circuitos elétricos, a partir de redes aéreas e concretagem de cabos.

O secretário da Segimu, Henrique Nuncio, diz que a estrutura de algumas praças em Bento está sendo modificada, visando evitar o furto de fios. “Nossas equipes também intensificaram o trabalho”, comenta. Além das alterações, estão em andamento processos licitatórios para substituir a iluminação por lâmpadas de led sem cabos visíveis.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG) também passou a atuar mais forte no crime contra o patrimônio de Bento Gonçalves. De acordo com o secretário, o patrulhamento nos locais de maior foco foi intensificado. Abordagens pontuais vem sido realizadas para coibir a prática delituosa. “Estamos preparando ações focadas ao combate do furto de fios de energia elétrica. Pedimos que o cidadão denuncie ao verificar qualquer situação suspeita”, explana.

Prática reincidente

No meio do ano, em 30 de junho, forças de segurança de Bento Gonçalves atuaram juntas contra o crime de receptação, vistoriando estabelecimentos que poderiam estar recebendo, por exemplo, fios e cabos da rede elétrica. Na ocasião, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Batalhão Ambiental encontraram ilegalidades em dois locais.

Foto: Divulgação

Em um dos espaços visitados, a operação recolheu cerca de 110 kg de cabos de cobre, dos quais agentes da Prefeitura reconheceram como sendo da infraestrutura pública, mais precisamente, de algumas praças. O dono do estabelecimento, de 66 anos, não tinha a comprovação de origem dos materiais, portanto, foi levado à Delegacia de Polícia, onde teve um registro confeccionado por flagrante de receptação.

No mesmo dia, as forças de segurança encontraram terminadores ópticos, comumente usados em redes de fibra ótica, em um outro local. Assim como no caso anterior, a dona do espaço, de 55 anos, não soube informar a procedência dos itens, sendo também encaminhada à delegacia.

Denúncia

Números: 153 ou 190