Tendo iniciado as atividades em 2021, o Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CMAEE), de Bento Gonçalves, teve sua inauguração oficial, em nova sede, no mês de agosto de 2022. Neste ano, o espaço já atendeu mais de 150 crianças da rede municipal de ensino em atendimentos individuais e em grupo. O foco do trabalho consiste em resgatar a alegria e o gosto pelo aprender, objetivando desenvolver, principalmente, as habilidades preditoras da alfabetização e suprir lacunas de aprendizagem deixadas nas crianças de anos iniciais pelo período de pandemia.

Os resultados alcançados no período foram recentemente compartilhados pelas devolutivas, onde as professoras, psicopedagogas e psicóloga se reuniram com representantes das equipes diretivas de todas as escolas envolvidas. Na ocasião, ocorreram trocas e reflexões acerca do trabalho desenvolvido e das necessidades individuais e evoluções dos alunos. 

A coordenadora do Centro Ivani Pelicer destaca que “o sentimento da equipe é de chegar ao final deste ano em festa. Foram novos desafios e avanços para nós do CMAEE e já começamos a sonhar e se preparar para 2023.” 

A Secretária Municipal de Educação, Adriane Zorzi, salienta que “ao contemplar estudantes da rede que apresentam dificuldades e necessitam de um olhar diferenciado, o CMAEE atua como potencializador do aprender, apoiando as práticas das escolas, com foco no desenvolvimento de habilidades ligadas à alfabetização, ao letramento, à criatividade e ao raciocínio lógico. Trata-se de um espaço muito importante à nossa rede, pois nos coloca mais próximos da meta de oportunizar que a aprendizagem esteja ao alcance de todos os estudantes.”

Apresentação para a equipe do Setor de Transportes da SMED

Entre ações e atividades promovidas pelo CMAEE, na primeira quinzena de dezembro, o espaço recebeu a equipe do Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação para conhecer o espaço e o trabalho desenvolvido.

O momento contou com a presença de motoristas de ônibus que, diariamente, desempenham um papel fundamental no transporte das crianças que frequentam o Centro, buscando em suas escolas de zoneamento e levando para os atendimentos pedagógicos, psicológicos e psicopedagógicos oferecidos pelo Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação