Para as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma estratégia para combater a desinformação, o Centro Integrado de Combate à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que inaugura nesta tarde, 12, e será encabeçado pelo ministro Alexandre de Moraes.

O objetivo deste centro é trabalhar no combate ao discurso de ódio, discriminatórios e antidemocráticos e na luta contra a desinformação de cunho eleitoral. Além do ministro, outros sete integrantes da Corte Eleitoral vão compor a unidade.

Ainda, o centro também será responsável por fiscalizar a utilização de ferramentas de inteligência artificial nas campanhas, principalmente na identificação e combate de deepfakes, como simulações de voz e alteração de imagens. 

O Cieedde também será responsável por “coordenar a realização de cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate a desinformação eleitoral, organizar campanhas publicitárias e educativas”, explicou a Justiça Eleitoral.

Foto: Marcello Casal Jr