O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo para contratação temporária de dois Agentes Censitários de Administração e Informática para a realização do Censo Demográfico 2022. O edital foi publicado nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial da União e as inscrições seguem até o dia 10 de janeiro e 2022. Para participar do certame, é necessário ter Ensino Médio Completo e realizar prova escrita, prevista para ocorrer no dia 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final está marcada para 28 de março do ano que vem.

Para a região de Bento Gonçalves, serão duas vagas para a função que terá sob responsabilidade coordenar além da Capital do Vinho, os municípios de Barão, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Uma delas de Ampla Concorrência (AC) e outra destinada à Pessoas Pretas ou Pardas (PPP). A previsão de duração do contrato, é de até cinco meses, podendo ser prorrogado.

Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias, o salário para a função será de R$ 1,7 mil. A taxa de inscrição para o processo seletivo está fixada em R$ 44 e as inscrições para o certame deve ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Entre as atribuições do Agente Censitário de Administração e Informática estão adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de recenseadores; colaborar na organização e na administração dos postos de coleta de sua coordenação de subárea.

Mais processos seletivos para o Censo 2022

No início de dezembro, o IBGE recebeu autorização para realizar outros processos seletivos, visando a contratação de mais 207 mil profissionais para as funções de Agente Censitário Municipal (5,5 mil). Agente Censitário Supervisor (18,4 mil) e Recenseador (183,1 mil) vagas, divididas em todos os municípios brasileiros.

Conforme o IBGE, as inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o novo do Censo 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa de inscrição para participar do novo processo seletivo.

Candidatos que realizaram inscrições para os processos passados poderão fazer o pedido de reembolso no portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no processo seletivo do Censo 2020.

De acordo com o órgão, o depósito só será realizado em conta corrente em nome e CPF do candidato. A previsão é que mais de 580 mil pessoas recebam o dinheiro de volta.