O voto, para os jovens com 16 e 17 anos é facultativo. Mas mesmo assim, campanhas para que estes exerçam a cidadania são realizadas. Com a finalidade de convocar jovens desta faixa etária para participar das eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), promove a segunda edição da Semana do Jovem Eleitor. A atividade ocorre até a sexta-feira, 1º de abril, em todo o país. Em Bento Gonçalves, a procura pela emissão do documento aumentou, mas a questão diverge opiniões. Há aqueles que pretendem confeccionar o título para votar em outubro, mas há quem não pretende ir às urnas antes da idade obrigatória.

De acordo com Francine Vicente Stringhini, Chefe de Cartório Substituta da 008.ª Zona Eleitoral, houve um aumento de 100% de janeiro até o momento, se comparado ao mesmo período do ano passado. “Foi registrado o alistamento de 1019 eleitores de 16 a 18 anos. Em 2015, neste mesmo período, foram 456 alistamentos. Isso se deve a campanha do TSE mas, principalmente, por ser um ano de eleição municipal”, comenta.

Ela ainda aborda que algumas questões devem ser verificadas para quem deseja confeccionar o documento. “Para fazer o primeiro título de eleitor, o jovem precisa procurar o cartório eleitoral e apresentar comprovante de residência e documento de identidade. É importante lembrar que este não é o último prazo para os jovens eleitores fazerem o título. De acordo com o TSE, o prazo final para encerramento do alistamento ocorre no dia 4 de maio”, pontua.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 30 de março.