Diversas peças de cobre e bronze foram furtadas no final de semana

Não é de hoje que os cemitérios de Bento Gonçalves são alvos de furtos e vandalismo. O que era para ser um local de paz, nos últimos anos tem estado na mira de criminosos. No final de semana, no Cemitério Municipal, localizado no bairro São Francisco, diferentes itens foram furtados dos túmulos e jazigos do espaço.

Conforme o coordenador de cemitérios, Demodio Wagner, peças contendo bronze, cobre e materiais similares foram roubadas, especialmente crucifixos. “Não se sabe quem são os autores destes furtos, mas, provavelmente, esse tipo de ocorrência está acontecendo, pois alguém começou a comprar esses itens”, enfatiza. Objetos como a borda das fotografias e vasos que são utilizados para acomodar flores nos túmulos também foram levados.

Segundo Wagner, não tem exatamente como projetar quantos espaços foram atingidos, porém, com o intuito de coibir a ação dos criminosos, já estão sendo projetadas ações para as próximas semanas. “Já estamos estudando possibilidades de melhorias, como, por exemplo, na iluminação. Posteriormente, outras intervenções também deverão ser realizadas”, enfatiza.

Conforme o secretário de Governo, Henrique Nuncio, um boletim de ocorrência já foi registrado. Além disso, a secretaria responsável já está tomando providências para que delitos desta natureza não ocorram novamente.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão e encaminhada à 2ª Delegacia de Polícia para dar sequência às investigações. “Com o intuito de apurar a autoria do delito”, salienta o delegado Rodrigo Morale