Um final de ano com resultados positivos e um 2016 com novas perspectivas somente serão possíveis com uma mudança de comportamento. Mas qual é o momento ideal para mudar e conquistar objetivos? Tony Ademo, diretor da 3Life Consultoria, respondeu a esse e outros questionamentos durante a palestra “Quem não muda, dança” realizada na noite de 17 de novembro, no Clube Ipiranga, pela CDL-BG. “Não existe data certa. A mudança deve começar já, o momento ideal é agora”, afirma.

Ao envolver um público de mais de 400 pessoas em uma atmosfera de inspiração, Ademo destacou as principais barreiras que impedem que a mudança aconteça. Comparar-se com outras pessoas, ser desencorajado por alguém ou pensar que é jovem ou velho demais para criar algo novo são alguns fatores capazes de bloquear o crescimento pessoal ou profissional. “O medo de errar também pode tomar conta e nos paralisa. Ficamos apenas pensando nas possibilidades, ficamos presos no ‘e se eu fizer'”, destaca.

Segundo Ademo, que é coach é instrutor certificado pelo John Maxwell Team, o principal passo para a mudança está no conhecimento pessoal. “Precisamos estar conscientes sobre nossos pontos fracos e fortes, fortalecer o caráter e fazer diferente”, afirma. A mudança, segundo ele, só acontece se estivermos dispostos a pagar o preço: esforço, dedicação e foco são fundamentais para o sucesso. “Tem que colocar a mão na massa. Não adianta cruzar os braços e reclamar que as vendas estão baixas devido à crise. Vamos fazer acontecer”.

Inovação e criatividade também são ferramentas que Tony Ademo considera essenciais para o processo de modificação. “Seja inovador, faça diferente. Conheço pessoas que fazem as mesmas coisas todos os anos. Temos necessidade de experimentar novos caminhos. O desafio de vocês está em fazer algo diferente nessa semana, fazer mais que o combinado, ir além”, convida. A fórmula para transformação, conforme Ademo, não é exata, mas bons resultados encontram-se no trabalho em grupo. “Se não puder fazer tudo hoje, faça 1% todos os dias, mas faça o seu melhor. Se os resultados não chegarem agora, a vida se encarrega de pagar dobrado”.

Qualificação para lojistas

A palestra “Quem não muda, dança”, promovida pela CDL-BG, faz parte do conjunto de ações da campanha Bento Natal Premiado que também incentiva a qualificação técnica e o aperfeiçoamento dos profissionais. O objetivo da entidade é garantir bons resultados para o comércio nessa reta final do ano a partir de práticas construtivas. Dentro dessa programação, também ocorreu o curso Atendimento ao Cliente: transformando o atendimento em negociação eficaz, realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, para uma turma com mais de 30 alunos.