A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL BG) completa 45 anos de fundação nesta terça-feira, 12 de agosto, resultado da união de um grupo de empresários preocupados em ter um comércio mais forte e bem organizado. O primeiro presidente a assumir a entidade foi o empresário Hilário Caetano Pozza, totalizando até o momento 28 presidentes.

Hoje a entidade conta com mais de 500 associados e uma série de departamentos, produtos e serviços focados em prol de varejistas e de consumidores. Entre os produtos destaque para as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), CDL Emprego, CDL Treinamento, CDL Jovem e Certificação Digital.

Para Marcos Carbone, presidente da CDL BG, é uma data importante, pois mostra a união do comércio e o comprometimento dos presidentes que passaram pela entidade nesse período e assumiram o compromisso de trabalhar em prol de um comércio cada vez melhor para a cidade. “São 45 anos, o que torna a cidade referência no comércio pela sua pujança”, destaca Carbone.

Sempre preocupada com a qualificação, desde 2011 a CDL BG foi pioneiro no estado na implantação do Programa QComércio, coordenado pela FCDL-RS e com o apoio do Sebrae/RS. Até o momento, 22 empresas de Bento Gonçalves já foram certificadas pelo programa por meio de selos Bronze, Prata e Ouro. Nesse ano oito empresas ingressaram em busca do selo Bronze. Para o aprimoramento de seus associados, a CDL também promove palestra e treinamentos.

Importante destacar o prêmio Mérito Lojista, realizado anualmente pela CDL BG, que visa homenagear, desde 1989, os empresários do setor que se destacam pela gestão de seus negócios, junto à comunidade e em suas entidades de classe. No total, 41 empresários bento-gonçalvenses foram agraciados.

E para comemorar os 45 anos a entidade será sede nos dias 14 e 15 de agosto da 45ª Convenção Estadual Lojistas, que reunirá mais de 1,5 mil convencionais de todo o estado no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A qualificação, cases de sucesso e metodologias e técnicas de relacionamento com o cliente estarão em pauta.