Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul informou que foram registrados sintomas compatíveis com o coronavírus em um casal que esteve na Itália e retornou ao município no dia 20 de fevereiro. De acordo com a pasta, o casal apresentou sintomas de gripe, como febre e problemas respiratórios. O material já foi coletado e enviado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Lacen), em Porto Alegre, para análise. O resultado deve ficar pronto em até sete dias. O casal está em isolamento domiciliar e em estado estável.

A secretaria aconselha ainda que, em caso de viagem ou contato com alguém que esteve há menos de 14 dias em países como Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Japão, Singapura, Tailândia ou Vietnã, e apresenta febre ou outros sintomas de doença respiratória deverá procurar atendimento médico.

Quais os sintomas?

Os sintomas são semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

Os principais são indícios são febre, tosse e dificuldade para respirar. Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Ao surgirem os primeiros sintomas, e se a pessoas tiver viajado para algum dos países com casos do COVID, é fundamental procurar Unidades de Saúde, ou hospitais para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.  

Como prevenir?

Entre as medidas preventivas, evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas, realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. A utilização de lenço descartável para higiene nasal também é apontada como prevenção. Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Higienizar as mãos após tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença também podem auxiliar no combate ao vírus.