O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), manteve a cassação de três conselheiras tutelares eleitas no último pleito, realizado em 1º de outubro, em Bento Gonçalves. A decisão já havia sido tomada pelo Conselho Eleitoral anteriormente, só que agora, foi rechaçada pelo órgão responsável pela manutenção do Conselho. Cabe agora, acionar a Justiça para tentar reverter a decisão. Foram cassadas Marlene Pelicioli, Simone Lunelli e Silvana Lima.

Na sessão que manteve a impossibilidade das três assumirem os cargos, os integrantes do Comdica analisar cada caso em separado. Por sete votos a cinco, Simone Lunelli teve inviabilizado seu retorno ao órgão. De acordo com as informações, um vereador teria pedido votos por meio de uma rede social, o que é proibido, conforme a legislação. Prints de conversas em um grupo do aplicativo de mensagens Whatsapp do partido ao qual o vereador faz parte também apontam que houve mobilização dentro da sigla para elegê-la.

No caso da candidata Marlene Pelicioli, a decisão pela manutenção da cassação foi unânime, já que em um vídeo, seu marido e também vereador, Ari Pelicioli, estaria junto com Marlene conversando com outra pessoa, portando em suas mãos alguns papeis, que indicariam ser material de campanha da então candidata. Num determinado momento do vídeo, os papeis acabam caindo no chão, indicando se tratar de material de campanha.

Por oito votos a quatro, Silvana Lima também teve sua cassação mantida. Também proibida a utilização de apoio de igrejas, um vídeo em uma rede social mostra um pastor de sua igreja ajudando a então candidata na campanha, o foi considerado abuso de poder religioso.

Com a oficialização das decisões, publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município na sxta-feira, 24, a única possibilidade de reverter as cassações será por meio da Justiça.

Até a decisão final, assumem o cargo das candidatas cassadas, Leonides Lavinick, Bruno da Costa da Rocha e Ana Lu Lopes. O mandato, de quatro anos, inicia em janeiro de 2024.

Composição do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves a partir de 2024

  • Solange Maria Alves Pereira Balestreri
  • Alexandra Ricardo
  • Leonides Lavinicki
  • Bruno da Costa da Rocha
  • Analu Meneghetti Lopes
  • Maria Luiza Pessali
  • Angélica da Silva Lacerda
  • Vera Lúcia Ribeiro Ferreira