O aumento de casos de hepatite A coloca autoridades de saúde em alerta. De acordo com informações do Ministério da Saúde, somente neste ano, os casos da doença saltaram 56%. Entre as capitais do País, com o maior número de casos registrados está Porto Alegre, que já soma, ao menos, 117 casos este ano, 508% a mais do os 23 do ano passado.

Em primeiro lugar está São Paulo, onde 225 diagnósticos desde janeiro até o dia 28 de setembro foram registrados, o que representa uma alta de 55% em relação ao ano passado. Outra capital com alta nos casos é Florianópolis que, desde o começo do ano, já diagnosticou 113 pacientes com hepatite A, é mais 900% mais do todos os 11 casos registrados durante todo ano passado.

Já na capital gaúcha, Porto Alegre, ocupa a terceira colocação, com a soma de ao menos 117 casos este ano, 508% mais do que os 23 do ano passado.

A hepatite A é uma infecção viral que acomete o fígado e pode ser silenciosa. Quando não é tratada, aumenta o risco para desenvolvimento de câncer de fígado e cirrose. A transmissão ocorre por via fecal-oral, principalmente por água e alimentos contaminados.

Para se proteger da doença, há vacina disponível nas unidades de saúde e faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo aplicada aos 15 meses do bebê. A baixa cobertura vacinal entre as crianças, no entanto, atualmente em menos de 60%, favorecendo a circulação do vírus, que contamina adultos não imunizados.