O Ministério da Saúde atualizou dados referentes à dengue, uma das principais preocupações de saúde pública neste começo de 2024. O painel de monitoramento de arboviroses do governo já contabiliza mais de 217,4 mil casos da doença em 2024 – ou seja, apenas em janeiro. É um número quase cinco vezes maior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 44.752 casos de dengue.

Além disso, 15 mortes pela doença já foram confirmadas este ano e 149 óbitos seguem em investigação.

O Brasil deve começar a vacinação contra a dengue nos próximos dias, agora em fevereiro. O imunizante que foi incluído no Programa Nacional de Imunização  pode ser aplicada tanto em quem já teve dengue quanto em quem nunca foi infectado.

Pesar da boa notícia sobre a imunização, a situação ainda é preocupante, já que o número de doses disponibilizadas é insuficiente para alcançar todos os estados brasileiros. Isso ocorre porque a empresa farmacêutica que desenvolveu a vacina não tem capacidade de produção suficiente para a demanda brasileira e o nosso país deve ter acesso esse ano a só cerca de seis milhões de doses.

Como a aplicação é feita com duas doses, significa que, no máximo, três milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.

O Ministério da Saúde já discutiu a estratégia de vacinação com estados e municípios e decidiu que a vacina estará disponível em cerca de 500 municípios em 16 estados. Foram priorizadas as localidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo dois.

Serão vacinados, neste primeiro momento, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.