O número de casos de coronavírus em Bento Gonçalves chegou a 187 nesta quinta-feira, 7 de maio, conforme o balanço do Comitê de Atenção ao Coronavírus divulgado nesta tarde. O aumento foi de 8,09,%, em relação aos dados apresentados na quarta-feira, 6 de maio. Até o momento 33 pacientes já são considerados clinicamente curados.

Na quarta-feira, Bento tinha 173 confirmações da Covid-19. De ontem para hoje, 14 novos casos foram confirmados. Do total de casos, 11 permanecem em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, entre elas, duas crianças. Pacientes em isolamento hospitalar somam 15 e casos confirmados que apresentaram sintomas mais leves cumprem o isolamento domiciliar chegam a 124. Um paciente, morador de Bento Gonçalves, segue internado em um Hospital de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência de complicações da doença na cidade.

O número de casos suspeitos na cidade chegou a 437 nesta quinta-feira. Até o momento, 416 cumprem o isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Outros 12 seguem em isolamento hospitalar e nove estão internados na UTI, entre os casos estão duas crianças.

Atendimentos a pacientes no Ambulatório de Campanha

De 1º a 6 de maio, o ambulatório de Campanha, instalado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, registrou 535 atendimentos de pacientes que procuraram a estrutura por apresentarem dificuldades para respirar. Na quarta-feira, o local atendeu 85 pessoas. Em média, são atendidos diariamente 76 pacientes. Na segunda-feira, 4 de maio, o número de atendimentos bateu recorde: 124.

Casos de coronavírus na região

O que é o coronavírus?

O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como é transmitido?

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Prevenção

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. 

Sintomas do coronavírus?

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal