Índice de divórcios também despenca no Brasil; em Bento não é diferente

Não é de hoje que o número de registros de casamentos no Brasil está em queda. Esse movimento vem sendo observado, anualmente, desde 2016. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Bento Gonçalves, o ano de 2020 foi marcado como o de menor índice de matrimônios dos últimos 10 anos. Os casamentos, na cidade, tiveram uma redução de 34% em um ano, de acordo com o Cartório de Registro Civil. As averbações de divórcios também diminuíram, 22,17%.

Ao todo, em 2020, foram 380 casamentos e 186 separações contra 575 e 239, respectivamente, do ano anterior. O registrador civil, Gerson Tadeu Astolfi Vivan, aponta alguns dos possíveis motivos. “Devido à pandemia da Covid-19, tivemos períodos em que estivemos fechados. Como forma de seguir os protocolos sanitários, o uso de máscara é obrigatório e nem todos quiseram casar dessa forma”, afirma.

Segundo dados do cartório, o ano de 2019 é o que lidera o ranking de período com maio- res registros de casamentos, 575, até agora. Vivan observa ainda que “mesmo com o crescimento populacional ao longo dos anos, a taxa de nupcialidade permaneceu em cerca de 500. Se tratando de números relativos, cada vez menos as pessoas estão legalizando o matrimônio”, destaca.

Em um ano, registros na cidade reduziram 34%. Foto: Divulgação

No estado, união cresce 276% em setembro

No Rio Grande do Sul, o mês de setembro de 2020 registrou um crescimento de 276% em relação a abril, época mais crítica no país por conta da crise sanitária. O cenário atual fez com que o período se tornasse o com mais registros desde março, superando, inclusive, maio, conhecido tradicionalmente como o mês das noivas. Os dados constam na Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), base dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

No Brasil, os casamentos também começaram a dar sinais de recuperação, registrando, em setembro, um cresci- mento de 143% em relação ao mês de abril.

Registro Civil em 2019 no Brasil

O número de registros de casamentos no Brasil teve uma redução de 2,7% entre 2018 e 2019, de 1.053.467 para 1.024.676. Por outro lado, os divórcios também tiveram queda (0,5%), passando de 385.246 em 2018 para 383.286 em 2019.

Contudo, os casamentos es- tão durando menos do que há dez anos. Em 2009, o tempo médio entre a data do casamento e a data do divórcio era de 17,5 anos e, em 2019, essa média caiu para 13,8 anos. Entre 1984 e 2019, o IBGE calcula que houve proporção de três casamentos para um divórcio no Brasil. Nas separações, a maio- ria dos casais tinha comunhão parcial de bens: 89% do total em 2019. Dez anos antes, essa parcela era de 79%, detalhou o Instituto.

Criatividade imperou

A criatividade também teve espaço importante neste momento excepcional. Iniciativas como a realização de casamentos em sistema conhecido como “drive-thru” emergiram por todo o País, proporcionando a realização do sonho do matrimônio, mas com a mínima interação física, sem que o casal saia de dentro do carro. Em alguns estados também foram editadas normas que autorizaram o casamento por videoconferência, permitindo que a celebração aconteça sem a presença dos noivos no cartório. São eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.