Mesmo estando em bandeira vermelha, Bento Gonçalves está com status de bandeira laranja para o varejo, ou seja, o setor passou a contar com uma maior flexibilização tanto no número de funcionários quanto no de clientes. Isso porque o Projeto de Cogestão apresentado pelos municípios da Serra Gaúcha ao Governo do Estado foi aprovado. Com isso, segmentos como itens essenciais, alimentos e automóveis passam a operar com 75% da equipe de trabalho com atendimento presencial restrito, conforme as orientações do Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à Covid-19.

Leia mais: Estado aprova pedido da Amesne para novo modelo de cogestão contra o coronavírus

Para o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, este é mais um avanço que demonstra o alinhamento do Poder Público Municipal com a realidade de cada setor. “Nossa cidade tem demonstrado responsabilidade tanto na gestão pública quanto privada, tomando todos os cuidados devidos para combater essa pandemia. Nós, enquanto representantes e defensores dos interesses de nossos associados, vamos seguir atuando ativamente para que o setor possa exercer sua função, movimentando a economia, gerando empregos”, destaca.

A cogestão também permite aos municípios que integram a região aplicar a Lei na íntegra ou, se entenderem que a situação na sua cidade requer maiores cuidados, restringir com Decreto Municipal.

O Modelo de Cogestão vigente pode ser acessado pelo link https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/202101/08184551-cogesta-o-serra-decreto-040121-1.pdf

Foto: Arquivo/JS