A Fundação Casa das Artes recebe, entre os dias 9 e 10 de março, o grupo teatral porto-alegrense Máscara EnCena. Criado em 2014 pelos artistas Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, o grupo tem como linha de investigação a potencialidade artística da máscara. Nesta jornada de cinco anos, veio a lume a parceria com a diretora Liane Venturella, que resultou na performance intitulada “Exposição”; quatro edições da residência artística “Territórios da Máscara”; a estréia , em 2017, da peça “Imobilhados”; e a criação da Oficina Corpo-Máscara, entre outras atividades.

Através do financiamento recebido pelo edital Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura), o grupo Máscara EnCena leva ao interior do Estado uma turnê de quatro apresentações gratuitas, que passa também por Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência entre moradores de um prédio chegam a Bento Gonçalves com a apresentação do espetáculo Imobilhados, que acontece no dia 10 de março (domingo), às 20h, na Fundação Casa das Artes.

Caracterizada pelo uso de máscaras expressivas, a peça se utiliza de uma linguagem que não faz uso da fala, conseguindo, através de uma dramaturgia gestual, ultrapassar a barreira do idioma e abordar temáticas que dialogam com a contemporaneidade. A apresentação tem entrada franca, com distribuição dos ingressos uma hora antes do início da sessão e tem direção de Liane Venturella e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Casa das Artes.

Oficina Corpo-Máscara

Nos dias 9 e 10 de março, o grupo irá ministrar a Oficina Corpo-Máscara, que acontece na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. A oficina, com participação gratuita, tem como objetivo compartilhar os princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva inteira, como as utilizadas pelos atores em palco. Através de atividades de expressão corporal, jogos e composição dramatúrgica, os alunos serão convidados a experimentar possibilidades de uso da máscara como recurso pedagógico e artístico.

Com um total de 12 horas de atividades, a Oficina Corpo-Máscara é voltada para participantes com alguma experiência em teatro, dança ou circo. As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected], ou pelo telefone (51) 99519.5589. A oficina tem capacidade para 20 participantes.

Imobilhados

A peça recebeu sete indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro (incluindo melhor espetáculo), vencendo em 3 categorias: Melhor Direção, Melhor Produção e Melhor Cenografia. Em 2018, a peça recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Direção, e foi indicado em cinco categorias do Prêmio CENYM de Teatro Nacional, sendo premiado por Melhor Cenário e Melhor Execução de Som. Paralelamente, o grupo realiza a Residência Artística “Territórios da Máscara”, já na 4ª edição; a Oficina Corpo-Máscara, e também projetos de intervenção urbana e criação de vídeos. Com participação em importantes festivais de teatro como o FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri, o espetáculo esteve recentemente em São Paulo, onde circulou através do projeto SESI Viagem Teatral.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação/Créditos das fotos: Claudio Etges