A Fundação Casa das Artes, em parceria com o projeto de mestrado do professor Fernando Menegatti, promove o curso de Língua Vêneta, também conhecido como “Talian”, para interessados em aprender mais sobre a linguagem dos primeiros imigrantes de Bento Gonçalves. A atividade é gratuita e inicia no dia 7 de setembro, das 19h às 20h30min, na sede da fundação. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail [email protected] até o dia 3 de setembro.

O projeto de Menegatti, intitulado “Desenvolvimento de Curso de Língua Vêneta para Capacitação Cultural do Setor de Turismo de Bento Gonçalves”, é coordenado pela doutora Claudia Smaniotto Barin, com orientação do doutor Alessandro Mocellin, italiano da região do Vêneto e presidente da instituição de ensino “Academia de la Bona Creanso”, com sede em Treviso, na Itália.

Além de oferecer gratuitamente à comunidade a possibilidade de aprender mais sobre o talian, o curso também servirá como meio de coleta de dados, com o intuito não somente de se aplicá-lo em prática, mas aperfeiçoar posteriormente com o retorno obtido das aulas. Por meio dos resultados, será averiguado se o Curso de Língua Vêneta auxilia na qualificação dos profissionais dos setores de Turismo e Cultura do município.

Para confirmar a inscrição, os interessados devem enviar no e-mail, dados como nome completo, cidade onde reside, idade e fone para contanto. Além de profissionais da área de turismo e cultura de Bento Gonçalves, o curso é aberto à comunidade em geral.