O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul vai realizar, em outubro, uma força-tarefa para desafogar a fila de espera de candidatos que necessitam realizar a prova teórica no processo de habilitação. Atualmente, há 103 mil processos ou candidatos em andamento que foram afetados com as restrições e adiamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Conforme o órgão, são 43 mil candidatos em condições de realizar a prova teórica e 60 mil, a prática. Para minimizar os efeitos da pandemia, na primeira semana de outubro será realizada uma força-tarefa de provas práticas. A previsão é de que a ação dure três meses, visando desafogar a fila de espera.

Nesse período, servidores do quadro que atuam em atividades internas, mas que têm formação para exercício de examinador de trânsito, serão remanejados para a função, aumentando a capacidade de atendimento para as provas. A expectativa é que, com a força-tarefa, a oferta de vagas seja ampliada em todo o Estado.

Para as provas práticas, o processo ocorre regularmente em todo o RS. De acordo com o Detran, são aplicados rígidos protocolos para evitar o contágio da doença.

Para acompanhar o andamento do processo de exames, o candidato pode contatar diretamente o Centro de Formação de Condutores (CFC), ou mesmo, o site do DetranRS.