No começo a tarde desta quarta-feira, 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Barbosa divulgou que o primeiro caso de Varíola dos Macacos foi confirmado na cidade. Ainda de acordo com o Poder Público, o paciente, que não teve quaisquer identificações, está recuperado e bem de saúde.

O resultado do teste chegou na tarde de terça, ao Centro Municipal de Saúde. A avaliação do material biológico ocorreu por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Lacen). Até a data de hoje, o Rio Grande do Sul soma 48 casos da doença, além de outros 202 em análise.

O que é a Varíola dos Macacos?

A MonKeypox (Varíola dos Macacos), é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV).

Sintomas principais

Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas das extremidades e órgãos genitais.

Outros sintomas frequentes

Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia, onde todas as pessoas que forem expostas ao vírus, podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.

Como é transmitida?

É transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Medidas de Prevenção

  • Usar máscara de proteção facial
  • Lavar frequentemente as mãos
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal.

O que fazer se você sentir os sintomas?

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.