O professor Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em sua página no Facebook nesta quinta-feira 25. Ele assume no lugar de Abraham Weintraub, que deixou o comando na quinta-feira passada, 18.

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

O novo ministro é oficial da reserva da Marinha e atuou como professor e coordenador na Escola de Guerra Naval (EGN), no Centro de Jogos de Guerra.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Divulgação

O novo ministro ocupava até recentemente o cargo de presidente do Fundo Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar.

Segundo informações oficiais, Decotelli atuou durante toda a transição de governo após a eleição de Bolsonaro, em 2018, e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão.

Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha), é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui MBA em administração também pela FGV e é bacharel em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O novo ministro ainda passou pelas Forças Armadas como professor e atualmente é oficial da reserva da Marinha. 

Foto de capa: Reprodução / Facebook