Há algumas semanas, a coordenadora da Comunidade Sou um Grãozinho de Areia, Márcia Manuel, registrou um Boletim de Ocorrência (BO), após um cãozinho ser abandonado e cruelmente atingido com tiros de arminha de pressão.

O desespero da coordenadora é visível, principalmente quando ela conta que foi preciso fazer dois BOs registrando a crueldade e a violência contra o animal. O abandono, segundo o registro, aconteceu no dia 23 de junho, na Rua Treze de Maio, em frente ao Supermercado Desco. “Um carro branco, que acreditamos ser um Palio, com três ocupantes, parou em frente ao mercado e uma pessoa desceu com o cãozinho. Após largarem ele na calçada, o carro arrancou e ele saiu correndo atrás, mas foi em vão, pois o carro não parou”, relata Márcia.

Após alguns dias, as voluntárias da ONG reencontraram o bichinho e, depois de perceberem que ele estava um pouco machucado, o encaminharam a uma veterinária que diagnosticou, após exames e castração, uma bala nº 8 de tiro de espingarda de pressão no pênis do animal.

Enquanto estava em recuperação na casa de uma voluntária, a ONG publicou em sua página do Facebook, que o bichinho estaria disponível novamente para uma adoção responsável. Entretanto, durante a madrugada, o animalzinho foi furtado e, hoje, Márcia está preocupada pois não sabem do paradeiro do cão.

Denúncia

Márcia afirma que outros cães estão sendo alvo de tiros de armas de pressão no Bairro Fenavinho, em Bento Gonçalves. “Segundo relatos de algumas amigas e, até mesmo de alguns voluntários, os cachorros que ficam pelo bairro e costumam ir atrás de cadelas no cio, são baleados, para que se dispersem pelo local”, comenta a coordenadora.