O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Bento Gonçalves vai receber a primeira edição do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Brasil. A informação foi divulgada pela instituição nesta segunda-feira, 8 de novembro, durante publicação da chamada para a seleção de estudantes interessados em participar do processo. Além de Bento, o campus em Urupema, no estado de Santa Catarina também recebe inscrições.

Conforme o IFRS, o curso será presencial e com duração de dois anos. Para o campus Bento Gonçalves serão 20 vagas e no estado vizinho sete. As aulas iniciam no primeiro semestre do ano que vem e as inscrições começam no dia 3 de janeiro e seguem até 17 do mesmo mês.

Gratuito, o mestrado terá apenas a taxa de inscrição, no valor de R$ 150. Candidatos que possuem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 1.650, ou o equivalente a meio salário mínimo por pessoa, podem solicitar isenção do pagamento entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021.

Para participar da seleção, o estudante deve possuir graduação (bacharelado ou de tecnologia), nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola. Os interessados devem ler as informações completas na chamada para seleção disponível em https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/ e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.

O curso tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. Esse trabalho deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.