Pelo 16º ano consecutivo, Bento Gonçalves sedia o Campeonato de Jiu-Jitsu, promovido pela Garra Team e que conta com alunos e, sobretudo, integrantes dos projetos sociais da equipe. A competição ocorre ao longo do dia de sábado, 24, no Ginásio Municipal de Esportes.

Participam do campeonato interno aproximadamente 600 praticantes da “arte suave”. Por conta disso, haverá a integração de academias da Garra Team de diferentes cidades de atuação. Porém, a maioria dos participantes é de crianças de 3 a 17 anos e que integram o projeto social “Jiu-Jitsu Para Todos”.

De forma gratuita, a equipe trabalha em diversos pontos socialmente vulneráveis do município, como escolas e os Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) — há ações na Escola Maria Benini, Escola Princesa Isabel, Escola Conceição, Núcleo Novo Futuro, Núcleo Eucaliptos, Ceacri Carrossel, Ceacri Balão Mágico, Ceacri Toquinha da amizade, Ceacri Sest senat e Centro de Convivência Infantil (Ceci).

De acordo com a coordenadora do projeto, Lisiane Brandelli, o Campeonato Interno alia o fator de integração ao cenário de disputa, mas de forma saudável. “Fazemos esses campeonatos ao longo do ano e falamos para eles que todos são colegas de uma equipe. É como se fosse um treino em que se enfrenta colegas com técnicas diferentes, mas, claro, evitando a rivalidade entre os núcleos”, explica.

Todas as crianças e adolescentes que participam do Campeonato Interno da Garra Team ganham, ao seu fim, medalha. Isso ocorre em decorrência do arranjo feito pela organização do evento: são criadas chaves de quatro participantes que se classificam em primeiro, segundo e dois terceiros lugares, assim todos são premiados.

Ainda segundo Lisiane, o torneio impacta de diferentes formas nas crianças. “É ótimo elas terem a rotina de competição, com pesagem, limite de categoria e idade. Claro que não incentivamos a rivalidade entre os núcleos, mas a prática do jiu-jitsu e que as crianças aprendam a conviver com as diferenças”, complementa a coordenadora do projeto social.

No período da manhã, serão disputadas as categorias Adulto e Master do Campeonato Interno da Garra Team. Durante a tarde, entram em ação as crianças e adolescentes do Infantil e Juvenil no Ginásio Municipal de Esportes.


Foto: Reprodução