Considerada por muitos especialistas e entusiastas como a mais equilibrada liga nacional de futebol do mundo, o Campeonato Brasileiro de 2018 iniciou ontem, 13, com jogos da Série B e terá partidas até o meio do mês de dezembro. Oito clubes gaúchos estão distribuídos nas quatro divisões. Na elite, Grêmio e Internacional estreiam no fim de semana na rodada de abertura.

Primeiro escalão

O Grêmio será o primeiro a entrar em campo na Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe de Renato Portaluppi enfrenta o Cruzeiro no Estádio Mineirão. Mesmo que tenham compromisso pela Libertadores durante a semana, a tendência é xaque ambos os times utilizem os titulares no jogo que acontece hoje, 14, às 16h.

O Internacional, por sua vez, estreia diante do Bahia, no Estádio Beira-Rio, às 16h de amanhã, 15. A equipe de Odair Helmmann, vindo de triunfo sobre o Vitória pela Copa do Brasil, enfrentará o atual campeão baiano que é comandado pelo ex-técnico colorado, Guto Ferreira.

O atual campeão do torneio é o Corinthians. Na temporada passada, a equipe paulista conquistou o seu sétimo título de Campeonato Brasileiro e faturou R$ 18 milhões com a conquista, montante igual que receberá o vencedor do Brasileirão 2018. Inter e Grêmio buscam o tetra e o tri campeonato, respectivamente.

Divisões inferiores

Juventude e Brasil-PEL estão no segundo pelotão do futebol brasileiro. Ambos estiveram na edição passada e tentarão o acesso para a elite de 2019. O time de Caxias do Sul estreou na noite de ontem contra o Figueirense, em Florianópolis – até o fechamento desta edição, a partida não havia sido finalizada. Já o Xavante joga neste sábado, às 16h30min, em casa contra o estreante São Bento. Assim como em outras edições, os quatro primeiros colocados garantem a classificação para a primeira divisão brasileira.

Na Série C está o Ypiranga, de Erechim. A equipe que participa da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho – junto ao Esportivo, no Grupo B – já esteve em ação pelo torneio nacional na temporada passada. O Canarinho será o único time do Rio Grande do Sul a disputar esta competição nacional.

A divisão que conta com maior número de equipes do estado é a Série D. O quarto escalão do futebol nacional contará com Caxias, Novo Hamburgo e São José entre os 68 participantes. Porém, este torneio é o único que não terá o pontapé inicial agora. A abertura ocorrerá no sábado, 21. Os gaúchos estão distribuídos em grupos distintos. Os líderes dos 17 agrupamentos e os 15 melhores segundo colocados passam para a segunda fase do torneio.


Foto: Lucas Uebel/GFBPA, Divulgação.