O Ministério da Saúde lançou, na quinta-feira, 17, a campanha nacional de multivacinação. Neste ano, o objetivo principal da ação é aumentar os índices de imunização entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, já que nos últimos anos, os números de doses aplicadas nesta faixa etária despencou. Entre os principais motivos está a disseminação de fake news sobre a eficácia das vacinas.

Para fomentar a busca pelas doses, a campanha vai contar com o apoio da apresentadora, atriz e cantora Maria da Graça Xuxa Meneghel, a Xuxa, que é a madrinha da campanha junto com o personagem Zé Gotinha, criado pelo artista plástico Darlan Rosa, em 1986. Xuxa não cobrou cachê para participar da campanha. Desde fevereiro deste ano, Xuxa é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de retomar as coberturas vacinais no país.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre o risco de as doenças já eliminadas no Brasil voltarem, como a poliomielite. “Com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes”, afirma. “Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destacou a ministra.

A campanha do governo federal será exibida em emissoras de rádio e TV aberta; nas redes sociais; em outdoors; mobiliário urbano, como pontos de ônibus; e em locais de grande circulação de pessoas, em todo os estados e no Distrito Federal.

No dia 26 de agosto, um sábado, será o chamado Dia D de divulgação e mobilização nacional para a vacinação do público. Neste dia, as unidades básicas de saúde (UBS) de todo o país funcionam para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) vacinarem o público, em massa.

Foto: José Cruz / Agência Brasil