A Campanha da Fraternidade 2024 inicia nesta quarta-feira de Cinzas, 14, e vai abordar a temática “Fraternidade e Amizade Social”, com o objetivo de discutir os desafios provocados pela crescente onda de divisão, polarização, ódio, violência e tantas outras situações que desafiam a sociedade brasileira à vivência da fraternidade e amizade social. Com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, retirado da passagem bíblica em Mateus, capítulo 23, versículo oito, os 40 dias que antecedem às celebrações da Páscoa também poderão se aprofundar na encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo papa Francisco, onde ele aborda questões de tolerância e amor ao próximo.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade idealizadora da Campanha, a temática desse ano pretende auxiliar os católicos a viver a Quaresma em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

Conforme o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, a temática deste ano convida a comunidade a refletir sobre a realidade do povo, “na construção de uma sociedade na qual as relações sociais não sejam pautadas pela exclusão, mas pelo diálogo, a amizade, a acolhida e o respeito pelo outro”, explica. “O cristão, de forma livre e responsável, tem o dever de identificar a necessidade de sua conversão, para reconstruir a harmonia com o Senhor, destruída pelo pecado, mas também a harmonia com os irmãos, através do diálogo, evitando a instrumentalização da fé, que alimenta o ódio e as divisões, e que fragiliza toda a sociedade. O caminho dessa conversão passa pelo coração, pela humildade, pelo desprendimento, por atitudes e gestos que manifestam a presença de Deus na nossa vida”, pontua Gislon.

Significado de amizade social

De acordo com a Igreja Católica, por meio do Papa Francisco, amizade social, é descrita como uma fraternidade aberta a todos, para além de qualquer limite, geográfico, moral, qualquer limite que se possa admitir a relação fraterna. Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti, propõe com esse conceito, que a sociedade abra o seu leque, o círculo de amizades, de relações para todas as pessoas, para todas as criaturas, para tudo o que vive.

60 anos da Campanha da Fraternidade  

A Campanha da Fraternidade é, desde as suas origens, há 60 anos, em nível nacional, uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Desde o início, em 1962, na arquidiocese de Natal (RN) e, depois, a partir de 1964, em todo o Brasil, nunca faltou à CF a preocupação com o tema, para que, em ambiente quaresmal, se alcance o coração dos cristãos, fazendo-lhes retornar ao coração do Evangelho. 

Conforme com o bispo de Caxias do Sul, nos últimos 60 anos, a Igreja Católica no Brasil envolveu a comunidade eclesial com a Campanha da Fraternidade (CF), que abordou temas importantes da realidade social brasileira, à luz da Palavra de Deus. “Nem sempre os temas abordados agradaram a todos, mas no geral, motivaram o surgimento de políticas públicas e uma infinidade de ações por parte das comunidades e da sociedade, que ajudaram milhões de pessoas a terem mais dignidade de vida”, revela.

O que é a Quaresma

Tradicionalmente, o período da Quaresma se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa. A palavra quaresma vem de “quarenta” e o número 40, para os israelitas, possui um significado teológico que tem sua origem na própria história do Povo de Israel. 

Conforme o líder da Igreja Católica, este é tempo de conversão, onde os católicos podem exercer atividades de compaixão, ajudando àqueles que mais precisam, seja por um ato de caridade, bem como, por meio de orações. “O próprio Jesus foi impelido pelo Espírito para o deserto a fim de ser posto à prova na sua liberdade. O deserto é o espaço onde a nossa liberdade pode amadurecer numa decisão pessoal de não voltar a cair na escravidão. Na Quaresma, encontramos novos critérios de juízo e uma comunidade com a qual avançar por um caminho nunca percorrido”, diz o papa.

Significado da quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa para os católicos. Segundo a Igreja Católica, para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.

Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com cinzas. Atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na testa com as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.

As cinzas utilizadas durante a cerimônia são feitas com os ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no domingo de ramos e da Paixão, no ano anterior.

Horários de missas nas paróquias em Bento Gonçalves

Assim como em anos anteriores, as paróquias de Bento Gonçalves tem agendada diversas celebrações durante todo o dia.

Na paróquia Santo Antônio, no Centro, estão agendadas missas às 8h, 12h, 18h e 19h30min no Santuário. Às 19h, estão previstas celebrações em todas as comunidades. Também haverá missa às 19h30min, na comunidade Santa Catarina, no bairro Licorsul.

Em Cristo Rei estão previstas celebrações às 9h30min e 18h na Igreja Matriz e às 19h30min, no bairro Santa Helena.

Às 19h, a paróquia São Roque celebra sua missa de Cinzas na Igreja Matriz e às 20h, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, haverá celebração às 20h.