A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se encerra nesta sexta-feira, 4 de setembro no estado. Em Bento Gonçalves, a meta já havia sido atingida, não necessitando de prorrogação. A Secretaria da Saúde (SES) recomenda aos pais que ainda não levaram seus filhos até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que aproveitem este último dia para garantir a imunização das crianças. Esta ação é importante para garantir proteção individual e coletiva da população gaúcha, prevenindo contra a paralisia infantil. O Brasil está livre da pólio há 26 anos, mas, mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da África e Ásia.

Em paralelo à imunização contra a pólio, está sendo promovida a campanha de multivacinação, para atualizar a caderneta vacinal com as demais doses previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Estão sendo aplicadas vacinas contra doenças como tuberculose, sarampo, rubéola, entre outras.

Até a última quarta-feira (4), 515.568 crianças entre seis meses e cinco anos de idade foram imunizadas no Rio Grande do Sul, representando 86% do público-alvo. A maior adesão é registrada entre as crianças de até um ano de idade, com 99,3% de cobertura.

Entre as coordenadorias, oito (5ª CRS – Caxias do Sul, 9ª CRS – Cruz Alta, 11ª CRS – Erechim, 14ª CRS – Santa Rosa, 16ª CRS – Lajeado, 17ª CRS – Ijuí, 18ª CRS – Osório e 19ª CRS – Frederico Westphalen) já atingiram a meta da campanha, de 95%. Porém, foi registrada baixa procura pela dose em duas regionais: Pelotas (3ª CRS) e Alegrete (10ª CRS), com 73,7% e 74,4% do público-alvo vacinado, respectivamente (confira abaixo as doses aplicadas por regional).