Na sessão de segunda-feira, 8, foram votados na Câmara Municipal de Bento Gonçalves três projetos de lei. Um deles autorizando a cedência de servidores contratados pelo Executivo para instituições assistenciais e beneficentes, como o Lar do Ancião

Com todos pareceres favoráveis e o “sim” de todos os parlamentares presentes, foi aprovado no Legislativo um projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura de Bento Gonçalves que prevê a cedência de 90 funcionários para atuarem em órgãos públicos e entidades privadas. São servidores, professores e até estagiários que vão suprir necessidades no atendimento e assistência às pessoas, especialmente em instituições assistenciais e beneficentes.

Uma das mais comemoradas foi a cedência de dois destes colaboradores para o Lar do Ancião de Bento Gonçalves, embora o projeto como um todo foi elogiado por todos os vereadores que se manifestaram. O líder da bancada do governo, vereador Eduardo Virissimimo (Progressistas) pediu a aprovação dos demais legisladores argumentando que se trata da renovação e nova cedência “para órgãos e entidades da comunidade que são o braço do poder público”.

No caso do Lar do Ancião, Virissimo lembrou que a entidade também recebeu o repasse de R$ 240 mil, nesta semana, do Conselho Municipal do Idoso, para o custeio dos serviços e instalações. O vereador Agostinho Petrolli (MDB), entretanto, discursou com tom de crítica: “a cedência é justa porque as entidades prestam um serviço que caberia ao setor público realizar. E, geralmente, de forma voluntária”, destacou.

IMPORTANTE

Entidade – Colaboradores cedidos

Ação Social São Roque – 02 (dois)

Aeroclube de Bento Gonçalves – 01 (um)

Associação Bento-gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN – 02 (dois)

Associação Bento-gonçalvense da Convivência e Apoio à Infância e Juventude — ABRAÇAI – 04 (quatro)

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves – APAE – 20 (vinte)

Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves – ADVBG – 05 (cinco)

Associação dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – 02 (dois)

Associação Integrada do Desenvolvimento do Down de Bento Gonçalves – AIDD – 02 (dois)

Associação Ativista Ecológica – AAECO – 01 (um)

Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves – ADEF – 03 (três)

Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves – 03 (três)

Associação Pró-Autistas Conquistar – APAC – 05 (cinco)

Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública – 25 (vinte e cinco)

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – 03 (três)

Associação de Integração de Pessoas com Deficiência

Anjos Unidos – 01 (um)

Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul – 10 (dez)

Associação dos Surdos de Bento Gonçalves – ASBG – 01 (um)

Lar do Ancião – 02 (dois)

Os 45 anos do Sindilojas de Bento

O vereador Volnei Cristofoli (Progressistas) apresentou proposição – que teve a assinatura de todos os demais parlamentares – para que a Câmara Municipal concedesse Portaria de Louvor como forma de agradecimento pelos serviços prestados e em homenagem aos 45 anos de fundação do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Bento Gonçalves. O aniversário de fundação da entidade patronal que representa o comércio varejista e de serviços da região transcorre no próximo dia 24. No espaço das discussões os vereadores cumprimentaram o Sindilojas pela data na pessoa do seu presidente, Daniel Amadio, que assistiu à sessão. A proposição do vereador Cristofoli foi aprovada por unanimidade.

Moção de repúdio à RGE

Uma Moção de Repúdio foi o terceiro projeto aprovado na sessão de segunda-feira na Câmara de Bento Gonçalves. De autoria do vereador Moisés Scussel (Repúblicanos), a Moção é uma crítica à atuação da empresa Rio Grande Energia (RGE), que faz a distribuição de energia elétrica para Bento Gonçalves e região. “Os direitos dos consumidores não estão sendo respeitados, as cobranças são exageradas e estão sendo mantidas mesmo para aqueles estabelecimentos comerciais que suspendeneram suas atividades por causa do coronavírus”, sustentou Scussel. Na proposta, aprovada por unanimidade, ele sugeriu o encaminhamento da denúncia aos órgãos reguladores do setor.