Em reunião na tarde de quinta-feira, 4, os parlamentares de Bento aprovaram projeto, pioneiro no Rio Grande do Sul, de abertura de crédito para para compra de vacinas contra a Covid pela Prefeitura

Sem qualquer contestação. O Projeto de Lei 13/21 de autoria do Executivo de Bento Gonçalves, pedindo autorização do Legislativo para abrir crédito especial no orçamento do município, no valor de R$ 1 milhão, foi aprovado por unanimidade e depois de repetidas manifestações de elogios por parte dos parlamentares. O apoio unânime foi baseado na motivação do pedido: a compra de vacinas para agilizar a imunização de parte da população contra o coronavírus, causador da Covid-19.

A proposta foi protocolada pelo prefeito Diogo Siqueira (PSDB) no começo da semana e provocou reuniões extras das comissões de Legislçação, Justiça e Redação Final, de Constituição e Justiça, além de Finanças e Orçamento. Todas emitiram pareceres favoráveis à aprovalção do projeto encaminhado pela Prefeitura. Submetida ao plenário, a proposta teve aprovação de 16 dos 17 vereadores. Mesmo sem votar, já que o presidente só se manifesta se for para desempatar uma votação, Rafael Pasqualotto (PP) também se posicionou favorável à iniciativa.

Mesmo com dinheiro em conta e autorização da Câmara, a compra das vacinas pela Prefeitura depende da disponibilidade de imunizantes no mercado. O município já está mantendo contato com fabricantes, principalmente com a União Química, e espera também pela aprovação técnica e liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o material seja produzida em larga escala e possa ser adquirido. No Executivo o assunto vem sendo conduzido pessoalmente pelo prefeito Diogo, com assessoria da Jurídica e Secretaria da Saúde.

Importante

  • JORNAL SEMANÁRIO – Com a aprovação do crédito especial, qual a estratégia do governo para adquirir a vacina?
  • TATIANE FIORIO, SECRETÁRIA MUNICIPAL DA SAÚDE – Com a aprovação do crédito para compra, tudo vai depender da aprovação das vacinas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que possa ser dado seguimento (ao processo de compra). A administração municipal já iniciou o contato com as fornecedoras e trabalha junto com os consórcios para adquirir. Estamos buscando (viabilizar a compra) junto à Frente Nacional dos Prefeitos, Cisga (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha) e Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul).
  • JORNAL SEMANÁRIO – Já foi mantido contato com potenciais fornecedores e quem está tratando da compra das vacinas?
    TATIANE FIORIO – Sim, já foi feito contato com a União Química, que produz a Sputnik V, e iniciado contato com outros (potenciais) fornecedores. Este é um assunto tratado diretamente pelo prefeito, Diogo Siqueira, pela Procuradoria-Geral do Município e Secretaria da Saúde.