A bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul segue até o dia 21 de março, quando o governador Eduardo Leite e o Comitê de Crise se reunirão para definir novas medidas. Nesta sexta-feira, 5 de março, o governo decidiu manter o alerta máximo em todas as regiões do Estado, em decorrência dos níveis críticos de ocupação de leitos e o aumento descontrolado de novos infectados. Além de restrições mais rígidas, como, por exemplo, a liberação de compras em supermercados de itens essenciais, o modelo de cogestão regional segue suspenso. Atividades não essenciais ficam suspensas entre às 20h e 5h até o dia 31 de março.

Em transmissão pelas redes sociais, o governador do Estado, Eduardo Leite, afirmou que mesmo com a ampliação de leitos, a situação ainda está fora de controle. Ele deu exemplos dos picos da doença nos meses de julho e novembro do ano passado, que não atingiram nem a metade dos números que estão surgindo nos últimos dias. “Estamos numa situação muito crítica e que piora a cada dia. Mesmo com os esforços de ampliação de leitos, a velocidade de propagação do vírus e a velocidade do aumento das internações hospitalares é enorme, muito maior do que tivemos nos momentos críticos do ano passado. Em cada um dos picos de julho e novembro, chegamos a 2,6 mil pacientes internados em leitos clínicos e de UTI. Agora, temos mais de 7,2 mil pessoas hospitalizadas por Covid-19”, compara.

Entre as novas regras que passam a valer na segunda-feira, 8 de março, está a proibição de comercialização de itens não essenciais nos supermercados, como, por exemplo, eletrodomésticos, entre outros. Para quem está no Litoral, banhos de mar, rios e lagos, além da prática de esportes náuticos estão proibidos para evitar aglomerações.

Uma das poucas manutenções foi a operação da indústria, que segue com a liberação de funcionamento com 75% dos trabalhadores. Sobre as competições esportivas, como é caso do Campeonato Gaúcho, Leite disse que o Governo ainda estuda a possibilidade de suspender, mas que ainda não há definição.

O novo decreto deve ser publicado ainda na noite de hoje.