Para esta segunda-feira, 17 de janeiro, a meteorologia aponta que o clima no Rio Grande do Sul será instável e com probabilidade de chuvas e temporais isolados em grande parte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para tempestades em território gaúcho, pois o volume de precipitação, aliado ao vento e queda de granizos pode causar estragos. Quanto a temperatura, os termômetros devem marcar entorno dos 35ºC na maior parte das regiões.

Na Serra Gaúcha, a previsão aponta um clima semelhante ao restante do estado, tendo céu nublado e probabilidade de temporais isolados conforme avança o dia. Segundo a previsão, é mais comum que as chuvas comecem no fim da tarde e durante a noite. Em Bento Gonçalves, a temperatura começou entorno dos 21ºC e deve passar dos 34ºC à tarde.

Para o restante da semana, a meteorologia aponta que o estado passará por um cenário atmosférico semelhante ao do último final de semana, em que foram registradas chuvas excessivas em curto período de tempo. Desse jeito, o calor e a instabilidade devem reinar durante esta semana.