O número de brasileiros que possuem filiação partidária no Brasil caiu 5,7% nos últimos cinco anos. O s dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o levantamento atualizado, hoje são 15,8 milhões de pessoas filiadas. Em 2018, o número era de 16,8 milhões.

Das 30 legendas existentes e que possuem registro junto ao TSE, as que possuem maior quantidade de filiados são o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que conta com aproximadamente dois milhões de pessoas. Depois aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem 1,6 milhão, seguidos do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, e o Progressistas, PP, contabilizam só um pouco menos: 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente.

Além dessas, apenas outras três siglas partidárias somam mais de um milhão de filiados: Partido Democrático Trabalhista (PDT), União Brasil e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Juntos, esses sete maiores partidos políticos concentram praticamente 60% do eleitorado filiado do País.

Como curiosidade, o partido com a menor quantidade de filiados é o Partido Social Cristão, o PSC, que tem apenas 31 filiados.

Apenas 1% dos jovens integram partidos políticos

O relatório mostra ainda que embora a participação de jovens nas eleições tenha aumentado de forma significativa entre os anos de 2018 e 2022, as estatísticas de filiadas e filiados a partidos políticos brasileiros revelam que apenas 1% das eleitoras e dos eleitores jovens até 24 anos integra agremiações partidárias. Atualmente, pouco mais de 170 mil pessoas compõem esse grupo. Além disso, um ano após as Eleições Gerais de 2022, houve uma queda de 14% no quantitativo de filiações entre o eleitorado de 16 a 24 anos.

Mulheres são a maioria em número eleitores, mas em filiações, são a minoria

Os dados de filiação partidária atualizados até outubro deste ano também mostram que a presença de mulheres nas legendas é bastante inferior ao esperado para o gênero, que representa 53% do eleitorado nacional. Hoje, pelo menos 82 milhões de mulheres constam do cadastro da Justiça Eleitoral.

As estatísticas mostram que a presença feminina na composição dos partidos é inferior à masculina, ainda que elas sejam a maioria entre os eleitores. Do total de filiados a agremiações partidárias no país, 8.524.714 são homens e 7.318.025 são mulheres. Em termos proporcionais, as siglas com maior representação feminina são o MDB, com 13% de filiadas, seguida pelo PT, com 10,33%, e pelo PSDB, com 8,34%.

Outro dado que chama atenção é o tempo de filiação partidária, que mostra que sete a cada dez pessoas com filiação partidária mantêm o vínculo com a legenda há mais de dez anos – cerca de 11 milhões de filiados estão nesse grupo; pelo menos 2,2 milhões de eleitores estão inscritos em agremiações partidárias por um período entre cinco e dez anos; e apenas 2% estão filiados há menos de um ano.

Saiba mais