História

O Tour Vinhos e História da Giordani Turismo promete um passeio para conhecer o legado dos imigrantes da região Uva e Vinho, em uma viagem repleta de história. Faz parte dessa incrível experiência, o passeio mais procurado da Serra Gaúcha: Maria Fumaça – Trem do Vinho. Também está incluso nesse roteiro a visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana, palco de um grande espetáculo cênico que conta a história de um casal de imigrantes italianos chegados ao Brasil no final do século XIX. Além disso, o visitante conhecerá os sabores e aromas dos vinhos de uma vinícola da Rota dos Espumantes, que possui mais de um século de atuação, em uma harmonização perfeita com vinhos e espumantes mais premiados do Brasil. Telefone para contato (54) 3455-2788.

Dirceo e Estelamari Melatti, Daniel e Juliane Pertile, Rui e Meres Mezaroba, Rodrigo Daló e Raiane Perlin festeiros da Festa de Santa Catarina, padroeira da comunidade do bairro Licorsul

Degustação

Neste domingo, dia 18, ocorrerá a Degustação de Vinhos e Chocolates, na vinícola Cave do Sol. A experiência é sensorial com cinco chocolates artesanais harmonizados com três rótulos de vinhos e mais 2 rótulos de espumantes. O enólogo que conduz a degustação apresenta sobre cada vinho e discorre sobre as sensações das harmonizações. Os horários serão entre as 11h às 15h30min, e o valor é a partir de R$130 por pessoa.

Entrevista com a imprensa, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, o bispo Dom José Gislon, além de anunciar ações concretas para o Tempo da Quaresma, reforçou a doação de sangue, nobre gesto de solidariedade das comunidades

Jantar Sob as Estrelas

O tradicional jantar que movimentará a noite de Bento Gonçalves, na Avenida Planalto e na rua Herny Hugo Dreher. Este sábado, dia 17 de fevereiro, a partir das 17h, em sua 14ª 4ª edição do evento com mais de 100 empreendimentos, restaurantes, cafés, bares, hotéis, lojas, empórios, gelateria, vinícolas, cervejarias. Artistas se reinventam, deixando a rotina de lado, invadindo e decorando as calçadas e avenida em mais de 1,5 quilômetros.

José Carlos Bortolanza, assinante antigo do Jornal Semanário, e, também é um jogador premiado de bocha

Exposição

Até 29 de fevereiro, a Fundação Casa das Artes recebe a exposição “Havia um murmúrio nos parreirais”, do artista plástico Sergio Renato Santos Dutra. A mostra traz um universo artístico com um olhar único em relação a um dos símbolos de Bento Gonçalves: a parreira. O artista plástico Sergio Renatos Santos Dutra é associado da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves. O horário é das 8h até as 20h, entrada franca.

No dia 15/02 as gêmeas Bia Carolina e Nicole Buffon completaram 7 aninhos de muita fofura.
Filhas de Bruna e Cristiano Buffon. Na foto com a Mamãe Bruna e a Dinda Tânia Dorigon

Despertar do Vale

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) promove, no dia 6 de abril, a terceira edição do Despertar do Vale, reunindo seus associados para, em meio às paisagens vitícolas, oferecerem ao público os consagrados vinhos e espumantes elaborados no local, além de inúmeras atrações gastronômicas e culturais provenientes das principais empresas sediadas no Vale dos Vinhedos. O encontro ocorre ao ar livre, na Linha Leopoldina, localizada na Capela das Almas. Por lá, o público poderá aproveitar diversas atrações: vinícolas, restaurantes e produtos da agroindústria sendo comercializados a partir das 10h. Até a meia-noite, uma intensa agenda cultural acompanhará, simultaneamente, as atividades para amplificar as experiências aos visitantes. ingressos a partir de R$ 15, com direito a taça personalizada do evento.

O grupo Raízes esteve presente no Bailinho de Carnaval do Lar do Ancião. Atualmente a banda é composta por seis integrantes: Solana Corrêa (Vocalista e Produtora Cultural), Marcus Flávio (Músico – Surdo e Arranjos), Danner Terra (Músico – Violonista), Orides Silva (Músico – Ganzá), Radson Fiel (Músico – Tantan), e Artur Lopes (Músico – Violonista/Cavaquinista) e Eduardo Bernardes (Produtor Musical)

Carlos Barbosa

Nesta sábado, 17 de fevereiro, ocorre a 8ª edição do Carlos Barbosa Harley’s Day. O evento, que iniciou ontem, 16, começa a partir das 10h, no Parque da Estação, e conta com diversas bandas de rock e motocicletas. Além disso, haverá comercialização de cervejas e muita gastronomia.

O Bento-gonçalvense Josean Balotin, filho de Ana Maria Greselle Balotin e José Balotin, há 10 anos em Londres, recebeu recentemente a Estrela Michelin, selo de qualidade para os melhores restaurantes do mundo

Congresso

Nos dias 20 a 22 de fevereiro, a Secretaria de Educação (SMED) promove o Congresso de Educação – “Olhares que Transformam”. Neste ano, o evento traz palestras, painéis e oficinas que ocorrem no CTG Laço Velho, na Fundação Casa das Artes, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), e na UCS. A abertura oficial do Congresso de Educação ocorre em 20 de fevereiro, às 18h, no CTG Laço Velho com a palestra “Educação humanizadora”, com a Doutora em Educação (USP) e pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores- Faculdade de Educação- USP), Terezinha Azerêdo Rios. Para conhecer a programação completa veja no site: bentogoncalves.atende.net

O Secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, reassume a presidência do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do RS, em virtude da saída da então presidente, Renata da Silva

Eu sou daqui

Os moradores das 41 cidades da Região da Uva e do Vinho, poderão, até o dia 31 de março, desfrutar do passeio de Maria Fumaça e conhecer a Epopeia Italiana com 50% de desconto. Para isso, é necessário apresentar um comprovante de endereço recente na hora da compra.

O tradicional Carnaval Infantil do Susfa reuniu em torno de 400 pessoas na última terça, 13. No local, ocorreu o concurso da melhor fantasia infantil. O 1º lugar ficou com Lívia de Souza e Louise Somensi, fantasiadas de carnavalescas. Mais de 52 crianças participaram no concurso.

Oficina

Ocorre na Praça CEU, a Oficina de Composição Musical Teen, ministrada pela produtora cultural e cantora Laís Giacobbo. A oficina é destinada para adolescentes com idade mínima de 14 anos, onde serão ensinados os primeiros passos sobre a escrita de músicas, como funciona o registro de músicas e direito autoral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na Praça CEU, no bairro Ouro Verde. Informações podem ser obtidas por meio do telefone 3055-7430 ou pelo e-mail [email protected]