Ao bater o Charrua em Porto Alegre, equipe de Bento foi único visitante vencedor no primeiro jogo das quartas do Super 16

A fase mata-mata do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Super 16, foi iniciada na tarde de sábado, 22. Com quatro jogos espalhados entre os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oito equipes fizeram o primeiro jogo das quartas de final. Em Porto Alegre, o Farrapos Rugby Clube confirmou favoritismo, venceu o Charrua e deu importante passo para ficar entre os quatro principais clubes da modalidade brasileira em 2018.

O inédito confronto entre dois times gaúchos em fase eliminatória da elite do rugby nacional foi disputado na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, a casa do Charrua. Empolgados com a classificação histórica conquistada a partir da repescagem, o mandantes fizeram primeiro tempo equilibrado contra o Farrapos, que chegou para o confronto com a segunda melhor campanha geral do torneio. Os times se dirigiram aos vestiários para o intervalo de jogo em 17 a 10, placar vendido muito caro pelos atletas da capital do estado.

Na etapa final, entretanto, a força e o melhor condicionamento físico do conjunto bento-gonçalvense foi notória e superou a garra dos donos da casa. O Charrua Rugby anotou apenas um penal no período decisivo, enquanto que o Farrapos anotou mais dois tries e um penal. O jogo foi encerrado com 34 a 13 no marcador oficial.

Com o resultado, a vantagem para obter classificação à semifinal do Campeonato Brasileiro é toda do Farrapos. O time da Serra Gaúcha poderá carimbar sua ida ao grupo dos quatro melhores do torneio nacional com vitória, empate ou até mesmo derrota. O Charrua só poderá se classificar em um cenário que não se apresenta há anos. Os porto-alegrenses precisarão vencer o Farrapos como visitantes e por um placar que tenha vantagem a si de pelo menos 22 pontos.

Além de aproximar-se da classificação à semifinal do Super 16, ao fim da rodada de jogos, o Farrapos passou a ter a melhor campanha geral, já que continua como o único invicto. No sábado, 29, a equipe receberá o Charrua para o confronto da volta das quartas de final no Estádio da Montanha.

Demais confrontos

Mais três partidas válidas pelas quartas de final do Super 16 foram realizadas na tarde de sábado, sendo todas elas vencidas pelos mandantes. Ou seja, as equipes de melhor campanha até então tropeçaram no primeiro duelo. Dono da melhor campanha do nacional, o Curitiba Rugby foi surpreendido pelo Desterro, em Florianópolis/SC. Os catarinenses venceram por 42 a 21 e têm vantagem considerável para o confronto de volta.

No estado de São Paulo ocorreram os outros dois jogos. Atual campeão brasileiro, o Jacareí foi derrotado pelo Pasteur por 30 a 17; no jogo mais equilibrado, o São José fez 30 a 29 sobre a Politécnica Rugby e deixa a decisão em aberto devido à proximidade da vantagem.

Assim como Farrapos e Charrua, os três jogos da volta das quartas de final acontecem no próximo fim de semana. Os mandantes serão Curitiba, Politécnica e Jacareí.