Pelo menos 128 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no domingo, 29. De acordo com a pasta, a previsão é de que até o dia 15 de setembro, 100% da população adulta, maior de 18 anos, esteja imunizada com uma dose da vacina. O levantamento mostra ainda que 35% dos brasileiros já estão com o esquema vacinal completo, o que corresponde a 60 milhões de pessoas.

Com a previsão indicada, o ministério pretende iniciar após o dia 15 de setembro, a aplicação de uma terceira dose, chamada de “dose de reforço” para idosos acima de 70 anos, que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses, e imunossuprimidos que tenham sido imunizados há pelo menos 21 dias, conforme apontou o ministro Marcelo Queiroga.

Conforme o ministro, além da aplicação da nova dose, a pasta optou em reduzir o intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca de 12 para oito semanas, além de autorizar o uso de doses diferentes, caso haja falta de vacinas.