BOLSONARO E OS RADARES
E o presidente Bolsonaro – que é “assessorado” no Twitter pelos filhos – fez mais um de seus pronunciamentos “contundentes” que provocam polêmicas. Disse ele que iria acabar com radares. Claro que os infratores apoiaram e os “ingênuos comunistas” protestaram, argumentando o perigo que isso representa na segurança das rodovias. Mas, certamente, o presidente tem a melhor das intenções: acabar com a “indústria da multa”. Negar que essa “indústria” existe é negar o óbvio-ululante. Existem muitos radares, fixos e móveis, cuja existência só pode ser explicada pela “indústria”.

COMO ACABAR COM ELA?
Provavelmente, o presidente deve saber que existem normas para a instalação e uso de radares. Porém, há sérios questionamentos sobre isso. A instalação deles requer, SEGUNDO DETERMINA A LEGISLAÇÃO, um estudo prévio, elaborado e assinado por engenheiro de reconhecida capacidade para tanto, que justifique a instalação de um radar ou, mesmo, o uso dos radares móveis. Há lei que rege isso. Cumpri-la é acabar com a “indústria”.

O QUE DIZ A LEI?
Sugiro que TODOS leiam e tomam ciência da RESOLUÇÃO Nº 396, de 13/12/2011. Nela estão devidamente regulamentados os ESTUDOS TÉCNICOS que devem, OBRIGATORIAMENTE, estar à disposição dos motoristas, conforme determinado no artº 4º, parágrafo segundo da Resolução. Então, como acabar com a “indústria da multa”, Presidente? Simples, fazer com que TODOS, motoristas e autoridades, CUMPRAM com a legislação. Acabar com os radares, não! Acabar com a “indústria”, sim! E terá o apoio de todos os condutores de veículos que cumprem a legislação. Resta saber se as “autoridades competentes” também cumprem.

JÁ QUE O ASSUNTO É TRÂNSITO…
Sim, trânsito é um assunto do dia-a-dia. Aqui, em Bento, é motivo de inúmeros comentários nas redes sociais. Que nosso trânsito está virado num “queéaquilo” todos estão carecas de saber. Mas, qual é a solução? Ou, pelo menos, como amenizar o caos que se verifica? Pois já sugeri, há muito tempo, que a Prefeitura contrate gente ESPECIALIZADA para que um ESTUDO VIÁRIO seja efetuado. Intervenções pontuais, ao invés de solucionar, complicam.

É PRECISO COLABORAÇÃO!
Mas, e a falta de bom senso de condutores de veículos colabora sobremaneira para esse caos no trânsito. Filas duplas, triplas até, em escolas e, notadamente, na rua Cândido Costa, são “normais”; ligar o pisca-alerta (como se fosse a “tecla da invisibilidade”), idem; não acionar a seta de direção, também; não respeitar a sinalização é do cotidiano. Sabidamente, só há uma “campanha” que educa condutores no trânsito: MULTAR! De conversa todos já estão cheios. Precisa é AÇÃO, senhor Chefe do Departamento Municipal de Trânsito! Assim, a colaboração acontecerá. Na marra, como sempre acontece.

E TEM MAIS…
O argumento para aquela excrescência que inventaram na rua Ramiro Barcelos é, no mínimo, risível. Faz-se um zigue-zague para chegar na Saldanha Marinho. Motivo alegado para ter os táxis no lado direito: perigo para os usuários! Ora, ora, e os usuários dos carros na Saldanha Marinho, entre a José Mário Mônaco e a 13 de Maio, onde a maioria abre as portas moda diabo, não há “perigo”? Por que não fazem cumprir o artº 49º do CTB? É mais fácil complicar, né? E permitir estacionamentos onde há placas de “PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR”, também pode? Pobre trânsito bentense!!

LIXO NO LIXO!
Muito boa a campanha “Eu jogo limpo com Bento Gonçalves”. Pena que os “sem noção” continuam leves, livres e impunes. No trânsito, jogam lixo pela janela dos carros (cigarro é “normal”); nas calçadas, jogam tudo o que podem, mesmo próximos de lixeiras e o que dizer dos que levam cães para passear, sem limpar a bosta dos seus pets? Esta semana vi duas vezes gente arrastando sapatos no chão por ter pisado num cérebro de proprietário (a) de cachorro que ficou na calçada, próximo da Praça Dr. Tacchini, ao lado do Shopping Bento. É, bem que minha mãe dizia: “Educação não se compra em farmácias”…

NOVA IORQUE ADERE
Pois é, o que já existe há tempo em Londres, será imitado, agora, por Nova Iorque: cobrança de pedágio para veículos transitarem em Manhattan, centro da cidade, para muito breve. O número de veículos existentes no mundo já exige isso. Quanto demorará para chegar ao Brasil tal medida?

ÚLTIMAS

Primeira: Comemoração de 31 de março? Por orientação do militar presidente? Só há uma forma de se protestar: com o silêncio. Sem comentários!

Segunda: Um dos principais, senão o principal ministério, o da Educação, já pode ter “porta faroeste” (aquelas que abrem e fecham para qualquer lado), diante do “nomeia e demite” que está acontecendo;

Terceira: Mas, quem não concorda com esses desmandos e com os boquirrotos que habitam Brasília é chamado de “comunista” ou “esquerdopata”. Pelo jeito, a nova fase do “pode tudo” está instalada e ser “direitopata” é obrigação;

Quarta: E ai de quem protestar contra o corte de CINCO BILHÕES do orçamento da educação. Tem é que aceitar e aplaudir a “reforma da previdência dos militares” ou assume a condição de “esquerdopata”;

Quinta: O problema é o salário mínimo. O problema são os Benefícios de Prestação Continuada, concedido a idosos sem renda alguma. Que morram!

Sexta: Aliás, conter os aumentos do salário mínimo ajudará a reduzir o déficit público e de empresas. Os que recebem o SM terão que gastar aqui o dinheiro. Chega de abrir contas no exterior, como os beneficiados pelo Bolsa Família;

Sétima: Bem, chega de ironias por hoje. Todos sabem que o nazismo é de esquerda e que o IBGE é uma farsa… opa! Mais ironias, não!

Oitava: Ainda bem que o Esportivo dá alegrias aos gremistas, porque o Grêmio, sai da frente! O mínimo que esperamos, depois de quinta-feira, é conquistar o ruralito, como consolo.