O presidente Jair Bolsonaro deve chegar a Bento Gonçalves no final da tarde desta sexta-feira, 9 de julho. Ele deve pernoitar nas instalações do Hotel de Trânsito, do 6° Batalhão de Comunicações, na Avenida São Roque.

Na sua passagem pela Serra Gaúcha durante o começo da tarde da sexta-feira, Bolsonaro deve comparecer a sede da Universidade Federal de Caxias do Sul e por volta das 15h30min, ainda em Caxias, participa da solenidade da Feira Brasileira de Grafeno.

Em Bento Gonçalves, por volta das 19h, o presidente deve comparecer a um jantar na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, ocasião na qual o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Rogério Capoani, também estará presente. Capoani deve apresentar a Bolsonaro a demanda da duplicação da BR-470, no trecho entre Bento e Carlos Barbosa, assim como outras necessidades relacionadas à melhoria da Fundaparque e outros projetos na área do turismo na região.

Representantes do setor vitivinícola também devem se fazer presentes e pedir com que o presidente interceda na Criação da Zona Franca da Uva e do Vinho, o qual prevê que produtos como vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no país e que sejam comercializados dentro da zona franca, ficariam isentos sobre Impostos Sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição ao Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O setor reclama que a carga tributária chega a até 60% do valor de uma garrafa.

Na manhã do sábado, 10 de julho, Bolsonaro deve deixar Bento Gonçalves em direção a Porto Alegre, onde participa de uma motociata e de um almoço com empresários gaúchos.