Informação aponta que mais uma Instituição de Longa Permanência (ILP) teve pacientes infectados pela Covid-19; no local, até o momento, um morador não resistiu à doença

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou, na quarta-feira, 29, o segundo surto do novo coronavírus em uma Instituição de Longa Permanência (ILP), conhecida também como casa de repouso para idosos, em Bento Gonçalves. Até o momento, o local já registrou oito moradores infectados pela doença e um óbito. A informação foi divulgada através de boletim epidemiológico.

Conforme a SES, os casos teriam iniciado na segunda-feira, 27. Na semana passada, outra casa já havia confirmado a existência de um surto. No local, pelo menos 20 casos foram confirmados e sete pessoas não resistiram às complicações provocadas pela Covid-19.

Além de Bento Gonçalves, há situações semelhantes em pelo menos seis municípios: Caxias do Sul, Guaporé, Nova Prata, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos. A situação é semelhante em frigoríficos e indústrias de laticínios, onde três municípios confirmaram os surtos: Caxias, Garibaldi e Serafina Corrêa.

Segundo o Estado, entre os dias 20 de março e 27 de julho, foram notificados 189 surtos de síndrome gripal (SG) associados à Covid-19, dentre os quais 109 encontram-se em investigação e 80 foram encerrados.