Apesar da vistoria, Daer não confirma obras nos trechos afetados; municípios da região sugerem parceria para efetuar melhorias

A novela na ERS-431 parece não ter fim. Se não são os constantes deslizamentos de estradas, são as rachaduras que afetam boa parte do trecho que liga o interior à zona urbana de Bento Gonçalves. E o assunto não é de hoje. No entanto, com as últimas cheias do rio das Antas, o problema ficou mais visível e trechos da rodovia, além de apresentarem rachaduras, são possíveis armadilhas para os motoristas que trafegam pelo local, principalmente durante à noite, onde o perigo aumenta.

É o caso do trecho que vai da Linha Alcântara, Distrito de Faria Lemos, em direção à Linha Colussi, passando por Monte Belo do Sul, até a Ponte de Santa Bárbara, na altura dos quilômetros 19 e 20 da via. O local é cercado de rachaduras na camada asfáltica, além de desníveis que podem danificar os veículos e até provocar graves acidentes.

A reportagem do Semanário esteve no local e comprovou a situação preocupante do trecho. A via é movimentada diariamente, tanto por veículos de passeio, quanto por ônibus e caminhões. Quem já conhece a rodovia, já se acostumou a reduzir a velocidade nos pontos mais críticos. No entanto, quem passa por ali pela primeira vez, corre o risco de ficar na estrada. “Para quem conhece o local, já é comum reduzir a velocidade nessas partes onde há rachaduras e ondulação na pista. Mas, o pior é quem não conhece e ainda tem que pegar a estrada durante a noite, onde a iluminação é mínima e o perigo aumenta. Fico ainda surpreso que não tenha acontecido nenhum acidente nesses locais”, conta um morador que preferiu não se identificar.

Na quarta-feira, 29, uma equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esteve no local vistoriando a situação com representantes dos municípios de Monte Belo, São Valentim do Sul e Dois Lajeados. A sugestão foi de que os municípios realizem uma parceria indicando as melhorias que devem ser realizadas no trecho.

Apesar da visita e das solicitações dos representantes dos municípios, nada ficou definido.

Fotos: Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul