Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

O que visitar por lá?

  • Rua XV de Novembro

Rua mais tradicional de Blumenau, concentra boa parte das construções históricas da cidade, com estilo enxaimel, como a Prefeitura Municipal, o Castelinho do Turismo e a catedral. Para conhecer basta dar uma caminhada.

  • Vila Germânica

Considerado o maior centro de eventos de Santa Catarina, foi criado para abrigar feiras e grandes eventos, como a Oktoberfest, a FestItália, a Texfair, a Febratex, entre outros.

No local há uma bela vila com construções enxaimel e algumas lojas abertas todos os dias das 9h30 às 19h. A entrada é gratuita quando não há eventos no local.

  • Prefeitura Municipal de Blumenau

O prédio da prefeitura é todo caracterizado em estilo enxaimel, por isso se tornou ponto turístico. Em frente há uma praça onde está o relógio das flores e a primeira locomotiva da cidade.

  • Castelinho da Moelmann

Construído em 1978, o prédio é uma réplica da prefeitura da cidade de Michelstadt, localizada no sul da Alemanha.

  • Ponte Aldo Pereira de Andrade

Conhecida como Ponte de Ferro, foi inaugurada em 1931, como ponte ferroviária. Sua extensão é de 315 metros e sua altura é de 18 metros, recebendo agora o tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

  • Ponte dos Arcos

Localizada na entrada da cidade, próximo à empresa Sulfabril, a ponte tem três arcos de 41,65 metros cada, e 160 metros de comprimento. Foi inaugurada em 1951 e hoje é um dos cartões postais da cidade.

  • Teatro Carlos Gomes

Esta bela construção é um dos poucos teatros no Brasil que possui um palco giratório. As atividades realizadas no local estão relacionadas à Escola de Música, Orquestra de Câmara, Escola de Ballet, Escola de Teatro e a outros eventos e festivais.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h, com entrada gratuita.

  • Catedral São Paulo Apóstolo

Conhecida como Igreja Matriz ou simplesmente catedral, possui uma imponente torre de 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos. Foi construída em 1958 com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação e coloração.

  • Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava

O distrito de Vila Itoupava, localizado a 25 km do centro é um típico recanto alemão onde os moradores ainda preservam os costumes e tradições, inclusive o idioma. As casas permanecem com estilo enxaimel e em algumas, servem comidas e bebidas típicas.

  • Turismo ecológico em Blumenau

Chamado de Roteiro de Natureza Fritz Müller, este roteiro inclui nove atrações e 13 trilhas, com destaque para o Museu de Ecologia Fritz Müller, o Museu da Água, e os parques ecológicos como o Parque Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf.

  • Blumenau Oktoberfest

A maior festa da cerveja do Brasil e a segunda no mundo acontece em Blumenau, no mês de outubro, no Parque Vila Germânica e dura 17 dias. São 3 pavilhões onde as bandas típicas animam a festa regada por muito chope gelado e pratos da culinária alemã.

Durante o dia acontecem os desfiles tradicionais na rua XV de Novembro, com carros alegóricos, fanfarras e distribuição de cerveja de graça.

Fonte: www.viagensecaminhos.com

Fotos: Divulgação