Secretaria da Cultura

Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes comunicando que estão promovendo aulas de HIP HOP, vou aguardar as aulas de HULA HULA. Brincadeiras a parte, recebo deles o exemplar do livro Memórias: Bento Gonçalves – RS – Fundamentação Mistórica, Arquivo Público Histórico Municipal. Autora: Assunta de Páris, que também é colunista do Semanário. Não gostei do título mas gostei do livro. Bento carece de ter acervos históricos e fotográficos. Secretário de Cultura aproveitou a oportunidade para convidar para solenidade festiva de encerramento das atividades, dia 21, no anfiteatro Ivo Darold. Na oportunidade, apresentação do Coral da Fundação Casa das Artes; da Banda Municipal (Furiosa) que agora vai “sufiar” bastante; e da Banda Marcial. Vai ter também exposições e apresentação de oficina dos Alunos da Casa. Agora sim podemos sentar no banco da praça a ver a(s) banda(s) passar(em).

Agenda

Grupo Bertolini enviando uma rica agenda, daquelas que até o diabo gosta, acompanhada dos votos de boas festas. Vou navegar por ela com muito prazer.

Estátua Nossa Senhora

Não é só Bento que está invocada com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, no trevo de acesso ao Santuário, em Farroupilha. Os farroupilhenses estão mobilizados, querem uma nova estátua já. Convenhamos, Nossa Senhora inspira religiosidade, beleza, aquele estátua está mais para uma Nossa Senhora ET do que a Nossa Senhora que costumamos ver em imagens e estátuas e venerar. A obra custou 190 mil, foram obtidos recursos federais, a prefeitura diz que não tem dinheiro para custear uma estátua nova, a comunidade se mobiliza, já tem quem faça e o dinheiro deverá aparecer.

Alcântara

Moradores lá da Alcântara se mobilizaram e, com pás e picaretas, ajeitaram a passagem de veículos, lá onde rachou o asfalto. Com o dinheiro do “pedágio”, colaboração dos motoristas, eles contrataram uma motoniveladora. Ninguém se coça para consertar aquela estrada. No domingo que passou, a festa da comunidade de Santa Bárbara teve apenas 50% do público esperado, para desespero dos paroquianos.

Calendário de padres

Um italiano espirituoso, publicitário, resolveu publicar um calendário com os padres mais bonitos da Itália. O Vaticano, não aprovou nem desaprovou a iniciativa, o Papa Chico é moderno e compreensivo, deve ter pensado “pior do que calendário com padre bonito é padre pedófilo na Igreja”. Bem, padres atraentes tivemos por aqui também, que contracenaram com os padres temíveis e terríveis como Mascarello e Manica. O padre Enio Tarasconi, com quem a juventude era ligadíssima, o padre Bertholdo, que também era poeta, o padre Chico, que inspira sentimentos além de religiosos, e temos também o padre Roberto Carlos (estará ainda por aí?). Você acha o padre Isidoro bonito? Podemos pensar em editar um calendário por aqui…

Novo reitor da UCS

José Carlos Koche não obteve votação para ser eleito Reitor da Universidade de Caxias. E nem o atual Reitor, Isidoro Zorzi, que também era candidato, conseguiu a reeleição. Foi eleito Evaldo Kuiava, professor da UCS há 20 anos. Depois de Renan Proença, na Fiergs, não elegemos mais ninguém a nível estadual e federal, nem deputados, nem presidentes de entidades. Isso não é bom, temos que retomar esse processo, e ele começa com participação e relacionamento. A propósito, Caxias iria eleger alguém de Bento como Reitor da Universidade de Caxias? Eles tiveram uma bento-gonçalvense rainha da Festa da Uva e se arrependem até hoje do cochilo.