Dos 20 anos de atuação como treinador, 11 são a frente do Bento Gonçalves Futsal (BGF). Esta é a expressiva marca atingida por Vaner Flores pelo time bento-gonçalvense. “Carrego comigo a ideia de que não posso simplesmente passar pelo BGF, tenho que ficar na história”, afirma o técnico.

E de fato a história está sendo feita. Desde 2010 quando aceitou o convite do presidente Alcindo Somensi para treinar o BGF, foram nada mais nada menos do que 321 jogos e importantes resultados, como o terceiro lugar na série ouro nos anos de 2011 e 2012 e o título da Copa Metro-Serra em 2015, dentre outros feitos.

Atualmente, a equipe está invicta no Campeonato da Série Ouro 2021 e venceu todas as partidas realizadas em casa, no Ginásio Municipal Darcy Pozza.

Projeto iniciado por Vaner Flores, com treinamentos no antigo Ginásio da Madecenter, no bairro Ouro Verde, a categoria sub-17 do BGF jogará, de forma inédita, a Taça Brasil. A competição disputada em Cricíuma-SC, é uma das principais a nível nacional em termos de categorias de base. “A criação da categoria sub-17 era uma vontade que eu tinha e uma necessidade para oportunizar aos atletas locais e formar jogadores para o grupo principal do BFG. Hoje temos seis atletas no time principal que vieram da sub-17. É uma categoria que me orgulha muito, principalmente com o vice-campeonato estadual e vaga na Taça Brasil”, comemora Vaner.

Mesmo em meio a dificuldades vividas atualmente, como a redução nos investimentos em função da pandemia, o técnico nunca deixou de apostar no BGF como um Futsal de elite, com categoria de base forte e escolinha para todos. Prova disso, é o número atual de alunos. “A primeira mudança iniciou logo na estrutura de treinos, juntamente com o saber de que forma trabalhar com o investimento ofertado pela diretoria. Hoje, por exemplo, nossa escolinha no Ginásio Municipal atende em torno de 100 crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, com o auxílio fundamental do poder público e de todos os apoiadores”, afirma. 

Anteriormente ao BGF, Vaner trabalhou em outros 18 clubes. Ele comemora a marca expressiva como técnico da equipe de Bento Gonçalves e agradece aos responsáveis por possibilitarem esta história. “No dia 2 de agosto de 2010 recebi o convite do atual presidente do BGF, Alcindo Somensi, o qual tenho uma gratidão imensurável. Sabia que depois da oportunidade precisaria mostrar minha identidade e vencer, porque nós profissionais vivemos de vitórias e conquistas. Nestes 11 anos construímos uma história bacana, mas sempre terei um agradecimento especial a todos os profissionais que aqui estiveram e estão, mas meu agradecimento inenarrável é para minha filha Carolina Flores e minha esposa Patrícia Flores que sabem o quanto trabalho para fazer o BGF campeão”, declara.

Fotos: Kevin Sganzerla