Clube bento-gonçalvense entrou em quadra contra a ABF, de São Lourenço do Sul, mas perdeu no tempo regular e prorrogação, no sábado, 17

Desde o início da temporada de 2022, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) trilhou o difícil sonho de erguer a taça da Série Ouro pela segunda vez consecutiva, após o título inédito em 2021. Para este ano, o clube contou com menos orçamento disponível e tempo de treino inferior ao usual. Apesar disso, o objetivo maior nunca ficou fora de alcance, tanto que a equipe conseguiu chegar na concorrida final, disputada no sábado, 17. Após um jogo complicado contra a Associação Brasil de Futsal (ABF), o BGF perdeu, conseguindo o vice-campeonato.

Batendo na trave

O confronto decisivo do campeonato ocorreu na casa do adversário, em São Lourenço do Sul. No jogo de ida, a equipe de Bento, comandada pelo treinador Vaner Flores, já havia conseguido uma importante vitória, que a colocou na frente na corrida pela taça. Um empate já seria suficiente para o bicampeonato, mas a ABF se demonstrou um time de excelência no ataque.

No primeiro tempo da partida de volta, o representante da Capital do Vinho adotou a mesma estratégia de antes, esperar uma brecha de contra-ataque para tentar marcar. Os donos da casa foram para cima do início ao fim de todos os tempos, mas um erro levou a um revés, logo no começo. De cabeça, Nicolas fez o gol para a BGF, após um arremesso do goleiro Dani. Não demorou para o mandante empatar. Antes do término do primeiro tempo, entretanto, a Serra fechou com a vantagem de 2 a 1, com Alex.

Voltando do intervalo, a ABF exerceu ainda mais pressão em todos os pontos da quadra. Ao longo das disputas, os atletas de São Lourenço do Sul se destacaram e abriram uma vantagem de 5 a 2. Alex, mais uma vez, conseguiu marcar e descontou, porém, o adversário ainda fez mais um antes do término, fechando o placar em 6 a 3.

Com a vitória, o mandante conseguiu a chance de disputar a prorrogação, onde o resultado finalmente revelaria o campeão. Com desgaste de uma temporada inteira nas costas, os jogadores de Bento não conseguiram acompanhar o desenrolar da bola. Com 4 a 0 tempo extra, o resultado decretou o BGF como vice-campeão da Série Ouro, erguendo as medalhas de prata. Para a ABF, o título alegrou a cidade, que nunca teve um representante com a taça de um estadual de futsal antes.

Foto: Kévin Sganzerla

Campanha das equipes

BGF:

– 15 jogos;

– 8 vitórias;

– 4 empates;

– 3 derrotas;

– 46 gols marcados;

– 41 gols sofridos;

– Goleador: Pedro Henrique Poletto Razia (15 gols);

– 5º lugar na classificação.

ABF:

– 15 jogos;

– 8 vitórias;

– 3 empates;

– 4 derrotas;

– 79 gols marcados;

– 63 gols sofridos;

– Goleador: Léo Jaques (18 gols);

– 3º lugar na classificação.