Em sessão do Legislativo, projeto do Masterplan foi apresentado e aplaudido

O presidente do Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos (Cedipro) Bento+20, Milton Milan, ocupou os 15 minutos do espaço regimental da Tribuna Popular, durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores da segunda-feira, 3 de maio, para explanar sobre o Masterplan, documento de 176 páginas, que servirá de diretriz para o desenvolvimento das próximas décadas da cidade. O documento reúne as ideias desenvolvidas como sugestões por técnicos e especialistas em 10 áreas, definidas como Câmaras Técnicas para que sejam implementadas ao longo de 20 anos no município. O conselho, agora reconhecido por lei, foi aprovado pela Câmara Municipal na Legislatura passada e tem a participação também do poder público e de universidades.

Favoráveis e dando o total apoio ao projeto, alguns líderes de bancada conversaram com o Jornal Semanário sobre a representatividade do Bento+20:

Foi uma explanação muito boa, pena que foi apenas o básico do que é o Bento +20. Há três anos, quando começou o projeto, eu senti que seria muito bom para a cidade, para quem quer e pensa em uma Bento melhor. Nós ganhamos de presente de uma sociedade civil que se organizou, planejou e fez esse projeto, com dez eixos temáticos e ali já foram desenvolvidas ações para que o legislativo pudesse trabalhar. O mérito são essas pessoas abnegadas que construíram esse projeto, que estudaram e querem uma Bento melhor.

Agostinho Petroli (MDB)

Eles têm ideias muito boas para Bento, isso soma muito para a cidade, poder público e vereadores. É um projeto muito interessante, nos ajuda para que possamos buscar a aprovação, e o que é bom para a população nós vamos aprovar sempre. O mérito é de todos que trabalharam para o projeto, de forma gratuita, de quem quer ver a cidade crescer. Todos nos temos que deixar a política de lado, os partidos, e nos reunirmos, e poder juntar todos para que a nossa cidade seja melhor do que já é.

Leopoldo Benatti (PTB)

A apresentação foi sucinta, mas permitiu que pudéssemos dimensionar a importância do trabalho e a organização do Conselho com suas câmaras temáticas. Desde a sua feitura, apoiamos a iniciativa da construção de um Plano Master de Desenvolvimento para Bento. Nosso mandato já se colocou à disposição do Bento+20 como um interlocutor no Legislativo. Muitas das ações ali contidas estão previstas nos planos municipais para cada área, e um dos méritos do Masterplan é compilar todas essas ações e desafios em um documento. E, evidentemente, o maior mérito é que este é um fórum permanente de debate voltado ao desenvolvimento e, portanto, um organismo vivo da sociedade, capaz de avaliar, ajustar e implementar o plano ao longo do tempo.

Rafael Fantin (PSD)

A maioria das coisas explanadas vêm atender aquilo que eu imagino e espero de uma Bento. Terá meu total apoio. Na cabeça de todo ser humano existe um sonho, e o meu era a questão do lago da Fasolo. Quando eu vi o Bento +20, que contemplava isso, é muito além do meu sonho. Esse projeto considera tudo e a todos, o futuro, e tem que haver a vontade política de fazer. O Bento+20 é para toda a população. Temos que salientar, também, as pessoas que o fizeram, gratuitamente, e eles que poderão nos dizer as prioridades e cabe a nós, executá-las.

José Antônio Gava (PDT)

Um projeto bom para os próximos vinte anos. Algumas coisas, às vezes, nos parecem intocáveis, planos muito difíceis de alcançar, mas quem sabe alguns podemos fazer. A questão da educação me deixou muito feliz, de ver que eles querem retomar a cultura da educação na cidade e a valorização dos profissionais. Como vereador, no que for possível, vamos apoiar os projetos do Bento +20, ter ele como um norte. Eu fico muito feliz em ver a educação levada a sério. Como professor não consigo ver isso, temos uma grande carência. Foram levantados também, problemas muito antigos na cidade, como o lago da Fasolo, que foi citado, com uma solução no Bento +20.

Eduardo Pompermayer (DEM)

A única coisa que eu lamento é que esse projeto não surgiu há vinte anos. Muitos problemas de trânsito que temos hoje, poderiam ter sido evitados. Muitas coisas não podemos consertar, mas outras evitar que aconteçam, pensando fora da casinha e a longo prazo. Nós temos o melhor plano de governo do mundo em mãos, planejado por centenas de pessoas, o mínimo que nós, do poder Executivo e Legislativo podemos fazer é pegar esse livro, ler todas as demandas e colocarmos em prática, da melhor forma possível, para que não tenhamos daqui há vinte anos que fazer um novo planejamento. Cada área tem a sua especificidade, mas eles colocaram muito bem a organização urbana, que interfere na qualidade de vida de todo mundo.

Thiago Fabris (Progressistas)

Presidente Milton Milan fala sobre o projeto; assista