Prefeita, Gisele Caumo, destaca que é um ano de economia, contudo, município não está parado e algumas obras já estão em andamento

Foram muitas as consequências impostas pela pandemia do coronavírus, principalmente para o setor econômico. Em Santa Tereza não foi diferente, segundo a prefeita, Gisele Caumo. “Estamos vivenciando um ano bastante conturbado. Julgávamos que 2020 foi difícil, mas certamente 2021 evidenciou maiores complexidades, afinal, o resultado deficitário econômico está sendo exibido no corrente ano”, afirma.

Embora a prioridade do momento seja economizar recursos financeiros, ação praticada nos cem dias de governo da atual gestão, o poder público municipal não está parado. “A economia é uma ação responsável. Necessitamos planejar, economizar e posteriormente agir, para assim colhermos os resultados benéficos deste conjunto de ações” explica.

Uma das obras já iniciadas é a revitalização do antigo camping municipal, que está sendo transformado em uma praça, objetivando a oferta de um espaço de lazer aos munícipes e visitantes. Gisele destaca que a obra está em bom andamento. “A primeira etapa possivelmente será concluída entre meados de julho e agosto. Porém, já estamos projetando a próxima fase”, revela.

Antigo camping da cidade está sendo transformado em um espaço de lazer para os munícipes

No projeto de revitalização da etapa inicial, estão sendo realizadas obras de drenagem, instalações elétricas e hidrossanitários, execução de passeios internos e externos. “Além de uma nova edificação, que acomodará os sanitários e vestiários, com dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e rampa de acesso”, salienta.

O projeto, que contempla a execução de passeios com piso tátil, também apresentará pontos para futura instalação de chimarródromos e conjuntos de pias. Serão instalados ainda, bancos e lixeiras no local. O investimento nesta primeira etapa deve custar R$ 323.916,95, valor proveniente de recurso federal com contrapartida municipal.

Já na próxima fase, o município pretende adquirir os equipamentos para os chimarródromos, realizar a execução dos conjuntos de pias e reformar o antigo banheiro. “Também inclui pavimentação do acesso de motorhomes, ajardinamento, troca do guarda-corpo, aquisição de equipamentos urbanos, construção de escadaria ligando a Rua Abramo Caumo à margem do Rio Taquari”, enfatiza.

De acordo com Gisele, “este local, no passado, foi conceituado como cartão postal do município. Objetivo, que conjugado a outros pontos que expõem belezas grandiosas, novamente possa ser referenciado”, destaca a prefeita.

Gruta também está recebendo investimentos

A famosa Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Linha Graciema Baixa, é considerada um ponto de fé, onde os devotos se encontram, principalmente no mês de fevereiro, para celebrar a missa com a Benção da Saúde.

Antes e depois do local

Desde maio do ano passado, o local está passando por um processo de revitalização. Para facilitar o acesso dos fiéis, está sendo construída uma escadaria com cerca de 200 degraus. O investimento será de R$241.218,36, valor proveniente de recurso de origem federal com contrapartida municipal. A previsão é que em um mês a obra esteja concluída.

Gisele destaca que há muita preocupação em entregar uma obra considerada grandiosa “Acompanho e acompanharei todas as obras que serão de responsabilidade da gestão municipal. É preciso valorizar o dinheiro público. Faz-se de extrema relevância a supervisão e fiscalização constante durante a execução de uma obra, para que o resultado final seja apresentado de forma auspiciosa”, salienta Gisele.