Brasil tem a maior densidade de profissionais registrados do mundo, enquanto o município acompanha média nacional

Bento Gonçalves tem um advogado para cada 201 pessoas, o que coloca a cidade em patamares quase iguais aos do Brasil, que possui um profissional registrado para cada 211 pessoas. A densidade de profissionais do ramo em nível nacional e, consequentemente, municipal, é a maior do mundo. Após o Brasil, vem a Venezuela, Itália e Estados Unidos, com a média de um profissional para cada 240 habitantes.
Apesar do elevado número no cenário municipal, a subseção bento-gonçalvense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avalia que a conjuntura é melhor no município do que em outros lugares do Rio Grande do Sul. Além disso, a densidade de profissionais é atribuída à quantidade de faculdades de direito que o país e a região possuem.
O presidente da subseção de Bento Gonçalves da OAB, Cleber Dalla Colletta, vê como um problema quando a oferta de cursos de direito aumenta demais, uma vez que a qualidade do ensino pode ser comprometida. “Nós temos faculdades de qualidade na nossa região. Mas muitos cursos, em outros lugares, não trazem profissionais preparados, por isso o índice de reprovação da OAB é elevado”, observa. No Brasil, são cerca de 1174 ofertas de graduação na área.
Dalla Colleta também argumenta que um número elevado de advogados resulta em mais lides temerárias, expressão utilizada para denominar ações consideradas ilícitas. “O argumento que os colegas usam é que se um não fizer, outro vai fazer. Isso só vem até nós se há denúncia do próprio cliente ou do Judiciário. Recebemos mensalmente ofícios que eles interpretam como faltas éticas”, aponta.

Mais de 600 advogados

A OAB registrou um milhão de advogados até novembro do ano passado. Em Bento Gonçalves, são pouco mais de 700 representantes da categoria, no entanto, o número de atuantes não ultrapassa 600.
O presidente explica que a lista de registros mantida pela OAB leva em conta, também, advogados falecidos que não tiveram o registro cancelado e profissionais cadastrados que não atuam na área. “Nas eleições, nós tínhamos 560 habilitados para votar”, afirma. Ele observa ainda que enquanto algumas regiões a concentração de profissionais é alta, em outras, é reduzida. “Caxias do Sul tem mais advogados que Piauí ou Roraima, por exemplo”, pontua.
Embora a concorrência seja grande e haja dificuldades no início da carreira – sobretudo nos primeiros cinco anos – Dalla Colletta ressalta que continua sendo um incentivador para quem cogita estudar direito. “Sempre digo que tem espaço para todos que trabalham de forma ética. Os jovens precisam considerar que a carreira leva cerca de cinco anos para decolar, porque muitos processos levam tempo para ter resultado”, observa. O presidente ainda afirma que tem casos de advogados que desistem depois de um ano, mas que é normal haver dificuldades no início.

 

Nova sede da Ordem é inaugurada no município

A reforma da sede da OAB de Bento Gonçalves foi entregue à comunidade na terça-feira, dia 24 de outubro. De acordo com a entidade, a nova estrutura possibilita, por exemplo, que advogados que não têm escritório atendam clientes.
Dalla Colletta observa que a galeria de ex-presidentes foi revitalizada e foi criado um espaço para os advogados jubilados, que são homenageados depois de 70 anos de idade e 30 anos de contribuição. “Entendo que temos que prestar uma homenagem em vida para as pessoas”, comenta. Ele ressalta ainda que foi criado um acervo histórico da subseção, com o Semanário em posição de destaque. “O jornal publicou a criação da subseção OAB, em 1974”, lembra.