O que os estudantes precisam saber, além do conteúdo, para a prova que ocorre neste fim de semana e no próximo

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) precisam estar atentos para certas regras do Ministério da Educação (Mec) e dicas que podem facilitar no momento da prova. Por exemplo, o que o Mec proíbe e o que permite; No que o estudante deve estar atento para realizar a prova; O que vai mudar em relação aos anos anteriores.
O exame será aplicado neste domingo, 5 de novembro, e, no próximo, 12. Amanhã será a vez da prova de redação e ciências humanas, com duração de 5h30min. No próximo domingo, será o teste de matemática e ciências da natureza, que terá o tempo máximo de 4h30min.
No dia da prova é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. A carteira de estudante ou cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas.
Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias antes da prova. Todo o exame deve ser feito com caneta esferográfica preta, inclusive a redação, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.
Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

 

Foto: reprodução