A cidade de Bento Gonçalves recebe o Seminário Nacional “Juventude, Trabalho Decente e Políticas Sociais no Brasil”. O evento inicia nesta quinta-feira, 7, e se estende até sábado, 9, na sede Campestre Do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom). O evento é fruto do trabalho conjunto da Secretaria da Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria de Políticas Sociais da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O foco principal é a juventude trabalhadora. Ao longo do Seminário, serão tratadas questões relacionadas ao universo do jovem trabalhador brasileiro, a participação dele no movimento sindical e planejamento e ação da UGT Jovem. O trabalho decente e as políticas públicas para a juventude também serão temas abordados ao longo dos três dias de seminário, que contará com a participação de jovens dirigentes de diversos estados e de diversas entidades sindicais filiadas à UGT.

Os participantes são jovens que atuam como dirigentes no âmbito das UGTs estaduais e das entidades filiadas. O Seminário constitui um espaço de apresentação e diálogo sobre os temas propostos entre os participantes. Esse tipo de evento estimula a atitude crítica dos participantes a fim de aportar conclusões e recomendações sobre posições e ações que podem ser assumidas pela UGT, especialmente pela Secretaria de Juventude e o coletivo UGT.

Programação:
Quinta-feira – 7/8/2014
15h: Reunião Plenária da Secretaria Nacional de Juventude com os Secretários Estaduais de Juventude ou indicados pelas UGTs estaduais presentes
19h30: Abertura oficial do Seminário

Sexta-feira – 8/8/2014
8h45: Abertura dos trabalhos pela Coordenação do Evento
9h: “Panorama sobre a realidade da juventude brasileira”. Apresentação e coordenação: professor Ygor Brandão – UGT-GO
11h: Painel sobre o Trabalho Decente. Apresentação e coordenação: Gustavo Garcia SRI/UGT
14h30: “Panorama sobre as Políticas Sociais Brasileiras, voltadas para os jovens”. Apresentação e coordenação: secretária de Políticas Sociais da UGT e Presidente do SEC/BG Orildes Maria Lottici
15h: Palestra motivacional “Juntos somos mais fortes”. Palestrante: Roberto Alves
16h30: Deslocamento dos participantes para a Fundação Casa das Artes onde serão recebidos por autoridades locais
Sábado – 9/8/2014
8h45: Abertura dos trabalhos pela Coordenação do Evento
9h: “Virando o jogo”: propositura de ações e soluções para as questões identificadas
10h30: “Debate sobre a construção de uma política nacional de juventude”: Exposição e coordenação: SNJ/UGT
12h: Almoço de Confraternização com a gauchada da UGT-RS – Churrasco Fogo de Chão e música nativista
14h30: Debate sobre a criação de estrutura de suporte ao trabalho da UGT Jovem. Exposição: SNJ/UGT